quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Gatos e Leite
Nas primeiras semanas de vida, os gatinhos dependem do leite materno para sobreviverem e para se desenvolverem rapidamente. Recheado de proteínas, gorduras e anticorpos essenciais para o seu crescimento, não precisam de qualquer outro alimento até às quatro semanas de vida aproximadamente.
Não é aconselhável dar leite de vaca a um gatinho! Mesmo que algo tenha acontecido à sua mãe – se ele foi abandonado ou é órfão – não deve consumir leite de vaca, mas sim um leite de substituição que pode ser encontrado nas lojas de animais. Em caso de dúvida, já sabe, consulte o Dr. Veterinário!
O leite de vaca tem uma constituição totalmente diferente do leite de gata e a intolerância ao mesmo é normalmente manifestada por volta dos três meses de vida. Se depois de algumas lambidelas refrescantes de leite humano verificar alguma indisposição digestiva (sim, maus odores e barulhos intestinais estranhos!), é oficial – o seu gato é lactose intolerante! Tanto pelo leite e tambem de seus derivados…
A verdade é que quando chegam à idade adulta, a maioria dos felinos são intolerantes ao leite de vaca, mais precisamente à lactose – o açúcar presente no leite – isto porque o seu organismo não contém a enzima necessária para digerir a lactose. O resultado? Dores de barriga e diarreia! Enquanto bebem sentem-se bem, porque é doce, mas depois – porque a digestão é inadequada e os níveis de bactéria do tracto digestivo inferior aumentam..
Lembre-se que o leite de vaca não deve integrar, de forma regular, a dieta do seu felino porque, e ao contrário do que acontece com os humanos, este não contém os nutrientes essenciais para uma alimentação saudável. No fundo, o leite de vaca não tem qualquer valor nutricional para um gato!
Fonte:ronronar.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário