quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
O Cão Pastor Polones da Planície,Nizinny
ORIGEM
Polônia. Na sua terra, é conhecido por Polski Owczarek Nizinny ou Pon. Provavelmente descenda do simpático Puli Húngaro, apesar de não se saber ao certo qual a sua origem.
Acredita-se que esta raça tenha surgido no século XVI, devido à necessidade de criar um cão versátil e robusto, ágil e corajoso, que defendesse o rebanho e fosse adequado ao clima agreste polaco.
Conta-se que em 1514, seis destes cães viajaram de barco até a Escócia, juntamente com o rebanho que tomavam conta.
Uma vez chegados aquele país, foram cobiçados por pessoas locais que, numa troca comercial, conseguiram ficar com um casal e uma fêmea. Há quem acredite que estes três pastores contribuíram para o futuro aparecimento do Bearded Collie.
No início do século XX, esta raça gozou do privilégio de ser adotada pela Princesa Grocholska, que orgulhosamente a exibiu, pela primeira vez, numa exposição em 1924. Em 1930, inicia-se o programa de criação, através de dois dos seus exemplares.
A regularização do número de exemplares criados, só viria a ser conseguida, pela mão da cirurgiã Dr. Danuta Hryniewicz. Diz-se que o seu cão (chamado Smokz Kordegardy), foi o pai desta raça.
Desde então, o Pastor Polaco tem viajado pelo mundo e já é um participante habitual nas exposições européias. Alemanha, Holanda, Bélgica e França são alguns dos países que adotaram este animal, onde é essencialmente usado como cão de companhia. Em 1959, a FCI reconheceu esta raça que teve o seu standard aprovado no ano seguinte.
ASPECTO GERAL
De médio porte, compacto, forte e musculado. Sua pelagem é densa e longa, e tem um atrativo especial quando bem cuidada.
TEMPERAMENTO/ COMPORTAMENTO
São animais afetuosos, que gostam de agradar o dono, tornando-se às vezes um pouco dependentes deste.
Com as crianças, revelam-se afáveis, pacíficos, apesar de ser aconselhável acostumá-los, durante o seu crescimento, a estarem na sua companhia. Perante estranhos, são animais reservados.
Naturalmente motivados para trabalhar e caracterizados pela sua postura irrequieta, estes cães são mais felizes se estiverem ocupados. Por isso, os jogos, as corridas e outros desafios são sempre bem-vindos.
Fonte: http://br.viarural.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário