quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Desvendando o Soninho dos Cães
Os cães sonham? Quais os sinais que eles emitem quando estão sonhando?
O cérebro dos cães tem a mesma estrutura e segue os mesmos padrões de funcionamento do cérebro humano. Por manter atividade elétrica cerebral durante o sono, é correto afirmar que os cães sonham, basta observá-los enquanto dormem. Sutis movimentos dos olhos, lábios e orelhas, sons discretos, uivos, latidos, tapinhas no ar, pedaladas são sinais de que o cão está sonhando.
Com o que os cães sonham?
Assim como nós, os cães sonham com atividades do dia a dia, acontecimentos que ficaram registrados na memória, tanto positiva quanto traumaticamente. Durante o sono, parte do cérebro permanece em atividade exatamente na região onde a memória fica armazenada.
Estudos recentes realizados pelos cientistas Matthew Wilson e Kenway Louie do Massachusetts Institute of Technology, EUA, trouxeram evidências de que cérebros de ratos apresentam atividade elétrica durante o sono compatível com sonhos. Em se tratando de cérebros complexos, como o dos cães, não há dúvida de que eles sonham. E muito.
Cães têm pesadelos?
Provavelmente sim, basta ter tido um dia complicado e desgastante. Cães que sofrem maus tratos e vivem sob condições insuportáveis de estresse têm dificuldade para descansar durante o sono.
Para sonhar é preciso atingir uma fase de profundo relaxamento, denominado REM. Respiração tranquila e ritmada são sinais de bons sonhos e, consequentemente, boa qualidade de vida. Sono agitado geralmente indica o contrário.
Podem ser sonâmbulos? Como proceder com cães sonâmbulos?
Não exatamente sonâmbulos. Pode demorar alguns segundos para perceber que estava sonhando, chega a agredir se for acordado. Por isso é importante chamar o animal pelo nome ao invés de tocá-lo, mesmo se estiver de olhos abertos. Às vezes sae correndo, se esconde embaixo da cama, sem entender o que acontece. O dono deve manter-se calmo e respeitar o tempo do animal. Aos poucos ele acorda!.
Quantas horas por dia eles dormem?
Durante o dia os cães tiram pequenas sonecas, enquanto parte do cérebro permanece em estado de vigilia, reagindo prontamente a qualquer estímulo percebido. Quanto maior o cansaço, mais relaxado durante o sono. Animais obesos, idosos e os que praticam bastante atividade física tendem a dormir mais tempo e mais profundamente.
Cães ansiosos, medrosos ou que vivem em ambientes agitados dormem menos e pior. Alterações de humor, agressividade e olhos avermelhados são sinais de baixa qualidade do sono. Em geral, sonecas de 30 a 40 minutos várias vezes ao dia, 3 a 4 horas de sono profundo a noite são padrões comuns.
O que pode causar insônia?
Depressão, ansiedade, estresse, dores crônicas, problemas neurológicos são causas frequentes que prejudicam o relaxamento.
Tem cama certa para não causar dores na coluna?
Cama certa não, apenas piso seco e liso, protegido do vento e frio. Para os mais calorentos, quanto mais fresco o ambiente, melhor. Já os idosos preferem locais quentes e macios. No chão ou colcochenete, tanto faz. Caminhas almofadadas são mordomias criadas pelos humanos que os cães aprenderam a gostar. Basta descobrir a preferência de cada um. Para prevenir lesões de coluna é só controlar o peso do animal e evitar escadas.
Posso oferecer calmante diariamente?
Não. Ao invés de dopar com drogas, tente descobrir porque o bicho não está aproveitarndo as horas de descanso. Tratar a causa é sempre a melhor alternativa, e a mais respeitosa.
É saudável dormir na cama com os donos?
Dormir junto é desconfortável pro dono, já que o animal sempre dá um jeito de roubar espaço na cama. Os cães se adaptam bem às suas caminhas e ao canto da casa criado para eles. Dormir junto estimula dependência e dificulta o afastamento quando necessário. Mas, quem sou eu pra dizer o que é certo, cada um faz o que quer.
Entrevista da Dra Rubia Burnier à Revista My Pet - ed. Março 2013.
Fonte: espacoanimal.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário