Assim como os humanos precisam se manter ativos para aproveitar a melhor idade, o mesmo vale para os cães e gatos idosos.
À medida em que envelhecem, os animais têm a tendência a se tornar menos ativos, perdendo massa e tônus muscular. Esta inatividade propicia o ganho de peso, e a consequente sobrecarga das articulações, que não mais têm uma quantidade de músculos adequada para suportá-las.
Sobrecarregadas e sem o suporte adequado, as articulações ficam fragilizadas, e, portanto, mais sujeitas a acidentes como torções, deslocamentos, entre outras, além da já conhecida artrose (degeneração articular). Com tudo isso, os exercícios se tornam mais difíceis e dolorosos, levando o animal a uma inatividade ainda maior, o que acaba gerando um círculo vicioso.
Para evitar, ou pelo menos retardar este processo, a prática de atividades anti-envelhecimento é altamente recomendada tanto para pessoas quanto para os seus bichinhos. Algumas atividades interessantes incluem:
- Exercícios direcionados à manutenção da força, flexibilidade e equilíbrio;
- Caminhadas curtas e frequentes, para uma melhor saúde do coração; e
- Massagens para aliviar dores musculares, articulares, e outras.
Além disso, é possível se aprender, junto ao seu médico veterinário ou fisioterapeuta veterinário, técnicas de massagem simples e que podem ser praticadas em casa com segurança.
ALGUNS EXERCÍCIOS PARA MANTER O SEU CÃO IDOSO ATIVO:
Existem três tipos básicos de exercícios que podem beneficiar o cão em processo de envelhecimento:
- Exercícios de movimentação articular passiva;
- Exercícios que mantêm o equilíbrio e a circulação dos fluidos;
- Exercícios que fortalecem os principais músculos de suporte ao corpo, como os dos membros.
Fonte: meucaovelhinho.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário