Os gatos também são animais inteligentes, possuem uma boa noção de espaço, aprendem por observação e possuem ótima memória.
Ao contrário do que muita gente pensa, não é porque o gato não obedece a ordens que ele não seja inteligente. Obedecer também não é necessariamente um sinal de inteligência.
Diferentemente dos cães, os gatos são mais solitários e durante sua evolução, nunca dependeram de outros animais para caçarem por exemplo. Isso fez com que os felinos se tornassem totalmente independentes. E por conta disso, mesmo hoje, os gatos domesticados dificilmente se submetem a ordens ou comandos.
Da mesma maneira que o cão, a inteligência do gato também vai depender do ambiente, da alimentação, saúde, bem estar e o quanto eles são estimulados a desafios e brincadeiras.
Mas, não queira que o gato faça as mesmas coisas que o cão, pois cada espécie possui uma característica e comportamentos diferentes. O gato não se submete a ordens e não tem interesse direto em ser adestrado, diferentemente dos cães que são bem maleáveis nesse caso.
O primeiro animal que ensinei o comando “senta” foi em um gato que peguei da rua quando morei no Espírito Santo.
Usei uma bolinha de papel para ensinar esse comando, já que, petiscos ele não queria e também não se importava muito com recompensas como o carinho ou as falas de aprovação e incentivo.
O mais legal é que ele entendeu rapidamente o comando, e assim evoluímos no adestramento. Mas isso depende de animal para animal.
Existem animais que conseguem aprender mais rapidamente que outros. O importante é identificar o que estimula seu peludo felino e trabalhar em cima disso.
Um teste legal para você realizar com seu gato, é pegar um objeto, (uma bolinha, por exemplo) e passá-la por trás de uma caixa de papelão. A maioria dos gatos consegue entender que a bolinha se deslocará por trás da caixa e irá aparecer do outro lado, pois geralmente eles irão olhar para o ponto de onde a bolinha aparecerá.
Os cães não se dão muito bem nesse teste. A maioria deles fica olhando somente para o ponto de onde a bolinha desapareceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário