domingo, 3 de novembro de 2013
Aprenda como viajar com seu Gato
Queres ir de férias com o teu gato ou simplesmente queres que as visitas ao veterinário sejam menos traumáticas? A seguir oferecemos-te uma serie de truques que te ajudarão a que o teu gato se familiarize com as viagens e que estas sejam o menos traumáticas possível para ele.
A primeira coisa que temos que fazer é comprar uma caixa de transporte. No mercado encontrarás uma grande variedade delas, tanto em tamanho como no material e tipo, por isso pergunta na tua loja de animais mais próxima qual é a caixa apropriada para ti.
Além do tipo de gato que tiveres, também dependerá do uso que lhe vais dar. O ideal é que o gato possa mover-se com total comodidade dentro dela. Aqui encontrarás conselhos sobre caixas de transporte para gatos.
Uma vez que tenhamos a caixa de transporte em casa, o passo seguinte que temos que conseguir é que este se familiarize com ela. Para consegui-lo, o primeiro passo é colocar a caixa de transporte no ambiente do gato para que este se vá familiarizando com ela e a vá vendo como um objeto quotidiano.
Nunca devemos forçar o gato a entrar na caixa de transporte. Fazê-lo pode ser um passo muito significativo para trás e pode fazer com que o nosso gato lhe ganhe odio. O importante é que se familiarize com ela livremente, sem nenhum tipo de pressão.
Para consegui-lo podemos utilizar diversas técnicas. Uma delas é colocar um brinquedo do pequeno dentro da caixa de transporte. Isto irá motivá-lo a entrar para a jaula, e desta forma estaremos a combinar a brincadeira com um tempo de relax.
Quando virmos que o animal entra por si só na jaula, o ideal é que o recompensemos por isso. É o momento da aparição das recompensas. Estas não serão eternas, mas é conveniente que lhas demos nos primeiros dias em que entre sozinho na caixa de transporte. Podes alterná-las com carícias e palavras de ânimo e de admiração.
Quando o animal já está cómodo a interagir com a jaula, é o momento do seu fecho. O fecho da caixa de transporte será feito gradualmente. Em primeiro lugar deixaremos a porta da jaula entreaberta para não assustar o gato, depois gradualmente iremos fechá-la cada vez mais até que consigamos fecha-la de todo. Durante estas operações, a jaula deve permanecer no solo. Não é momento ainda de destabilizar o nosso companheiro.
Uma vez que consigamos fechar a jaula sem pôr o gato nervoso, começaremos com outro dos passos importantes: levantar a jaula com o gato lá dentro. Esta operação também é delicada, mas se a realizares gradualmente, não haverá problema.
Levanta-a pouco a pouco e vais-te deslocando com ela. No início as distâncias serão muito curtas, mas pouco a pouco iremos alongá-las. Repete esta ação várias vezes por dia, durante vários dias para acostuma o animal aos movimentos da jaula.
O passo seguinte é levar a caixa de transporte para o carro. O ideal é escolher um passeio tranquilo para os primeiros dias. Evita o reboliço dos carros e escolhe um bairro tranquilo com poucas rotundas e poucos buracos. O ruido a estrada e o trânsito poderiam assustar a nossa mascote.
Coloca a caixa no assento do passageiro onde o gato possa ouvir a tua voz tranquilizadora e onde possas comprovar que se encontra bem. Se vires que se mostra muito nervoso, para, fala com ele, acaricia-o, etc. Nunca grites e evita os movimentos bruscos que possam assustar o animal.
As recompensas também te podem ajudar neste ponto. Quando vires que está tranquilo ou que volta a recuperar a tranquilidade depois de um ataque de pânico, recompensa-o com um doce e com palavras de ânimo.
Se não te apressares e seguires estas regras, as viagens no carro com gatos serão tranquilas e o animal irá e virá sem nenhum tipo de trauma, já verás.
Queremos terminar com o conselho mais importante de todos. Todas as regras que vimos sustentam-se na paciência e compreensão. Sê paciente com a tua mascote e dá-lhe o tempo que precisar para se adaptar às viagens. Uns precisarão de menos tempo que os outros, mas todos eles podem chegar a viajar tranquilos junto com os seus donos.
Fonte: gatosmania.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário