Hoje você vai conhecer os adoráveis suricatos. Eles são mamíferos que vieram da família dos mangustos. Costumam viver em bandos e habitam várias das áreas mais inóspitas do planeta.
Não se engane pela aparência destes pequenos animais, apesar de medir no máximo 30 centímetros de altura, eles são animais muito valentes e enfrentam sem medo algum até cobras.
Informações e características
- Ordem: Carnívora
- Família: Herpestidae
- Nome científico: Suricata suricatta
- Nome popular: Suricato
- Nome em inglês: Meerkat
- Altura: 30 centímetros.
- O rabo tem mais 20 centímetros
- Peso: 900 gramas
- Atividade: Eles são animais diurnos e utilizam a sua pele escura para se aquecer.
- Ciclo de vida: de 12 a 14 anos
Os suricatos são originários da região sudeste da Angola, Namíbia, Botsuana e África do Sul. Eles habitam diferentes tocas e às vezes dividem-nas com alguns esquilos. Eles têm hábitos de mudar de região várias vezes no mesmo ano, isso é provocado principalmente pela falta de alimento na região. Os suricatos são animais totalmente territoriais e vão sempre defender suas tocas de bandos rivais.
Procriação
Como os suricatos vivem em enormes bandos, o macho e a fêmea que lideram o grupo são os que têm a maioria das crias. Geralmente nascem de 2 a 5 filhotes por ninhada.
Crescimento
Durante a fase de crescimento dos filhotes, vários adultos do bando se revezam na tarefa de cuidar deles e neste período as mães se alimentam. A maturidade sexual dos pequenos suricatos acontece com um ano de idade.
O que comem?
Em seu habitat natural os suricatos se alimentam de escorpiões, besouros, aranhas, centopeias miriápodes, minhocas, grilos, pequenos mamíferos, pequenos répteis, pássaros, ovos, tubérculos e raízes.
Os suricatos não são animais com grande popularidade entre os animais de estimação e é justamente por ser um animal exótico, que existe uma enorme dificuldade de encontrá-lo no mercado.
A dica que podemos dar é que você busque o petshop mais próximo de sua casa e busque mais informações sobre a possibilidade de conseguir adquirir este animal. Vale lembrar que este tipo de animal não deve viver isolado, o ideal é que você tenha pelo menos um casal.
Fonte: estimacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário