quarta-feira, 30 de abril de 2014
Ração Caseira para Gatos
Ração seca de qualidade é o meio mais prático de alimentar seu gato. Mas ele vai gostar de comer comida fresca de verdade também. Folhas, legumes, peixe, carne ou frango picadinhos e cozidos fazem sopas deliciosas.
Há gatos que gostam de frutas: papaya, abacate e até morango e goiaba. Fácil de fazer, carne moída cozida com um pouquinho de arroz e cenoura ralada, sem sal nem condimentos, agrada muito. Outra receita:
Ração caseira
iNGREDiENTES:
· 1/2 quilo de carne moída, peixe ou frango desfiados
· 1/2 da abóbora em pedaços
· 1/2 de cenoura ou beterraba picadas miudinho para cozinhar mais depressa
· 1 maço de espinafre cozido batido no liquidificador
· 2 xícaras de arroz integral cozido sem sal
· 1 colher de farinha de casca de ovo, feita com cascas bem limpas e lavadas, depois secas e batidas no processador
MODO DE FAZER:
Misture os legumes picados e a farinha de ovo numa panela com água suficiente para cobrir os legumes. Cozinhe até a abóbora ficar macia. Junte a carne, o arroz e o espinafre e cozinhe por mais 10 minutos. Temperar com um fio de azeite ao final.
Conservação:
Não congelar. Conserva-se por até 5 dias na geladeira dentro de um pote tampado. Outros legumes podem ser usados: tomates sem pele nem caroço, batata doce, xuxu, aipim, inhame ou mandioquinha.
Refeições:
O gato come aos poucos e cada gato tem seu ritmo. As refeições podem ser até 20 por dia, sempre em pequenos volumes. Isso faz da ração seca o coringa na alimentação do bichano. No caso da ração feita em casa, deve ser oferecida pelo menos 3 vezes ao dia, em pequenas porções, do mesmo jeito que se faz com a ração úmida enlatada. A comida fresca e a ração úmida se oxidam depressa e o gato perde o interesse em comer. Alimentos úmidos devem ser consumidos na hora.
Higiene:
Os gatos organizam o espaço em que vivem: uma área de alimentação, uma de descanso e outra de higiene [caixa de areia]. Os potes de comida e água devem sempre estar longe da caixinha de areia.
Fonte: sosgatinhos.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário