Quem tem um bichinho tem que entender que muitos animais acham que ter visita em casa significa entretenimento.
Eles começam a latir alto, ficam correndo de um lado para o outro e pulam nos sofás.
Antes de se estressar com o comportamento deles, coloque em prática as nossas dicas. Confira abaixo!
Nunca esqueça que ele existe
Quando a visita chega em casa, você tende a dar atenção somente à ela. Isso não é errado, mas se o cão perceber esse comportamento, ele fará de tudo para chamar a atenção. Para evitar que ele comece a corer de um lado pro outro ou latir (e miar) demais, você deve incluí-lo na conversa ou na atividade do grupo, chamando-o pelo nome e fazendo carinho algumas vezes. A mesma técnica pode ser utilizada com os gatinhos.
Não deixe de dar broncas
Se o mal comportamento continuar, você precisa dar broncas. Algumas famílias se sentem mal por gritar com o bichinho na frente das visitas, mas deixar a travessura passar em branco só colabora para que o cão ou o gato se sinta livre para fazer o que bem quiser. Não deixe que ele intimide você e dê palmadinhas se necessário.
Use brinquedos
Um truque que ajuda muito a lidar com o cão ou gato quando ele está agitado é a utilização dos brinquedos. Escolha os favoritos dele e use-os para distraí-lo enquanto a visita está em casa.
Xixi no tapete e outras travessuras
É comum ouvir os donos reclamarem que os cães e gatos fazem xixi no tapete quando a visita chega ou que eles tentam copular com a perna dos outros. Essas situações embaraçosas devem ser corrigidas logo na primeira vez que acontecem. No caso do xixi, é importante enrolar um jornalzinho, dar uma palmadinha de leve e depois mostrar o lugar onde os animais devem urinar. Se o cachorro começar a copular com a perna das visitas, interrompa-o com uma bronca imediatamente.
Se precisar, deixe-o em um quarto separado
Para não incomodar ninguém, prefira deixar o bicho em um cômodo reservado da casa por mais que seus convidados digam não precisa.... Se puder mantê-lo no quintal, melhor ainda:
assim, ele se distrai. Quando todo mundo for embora, chame-o de volta sem fazer muita festa.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário