A companhia de um animal de estimação é sempre gratificante. Quem não quis ter um cão ou um gato na infância?
Uma casa com a presença de um
animal tem uma energia diferente, positiva. As alegrias do contato com
os bichos, no entanto, são apenas um dos aspectos do que chamamos de
interação homem-animal. Os benefícios, para animais e para o homem, vão
muito além.
"Animais são a cura do século XXI"
Professor de veterinária da Universidade de Zurique e presidente da IAHAIO (Associação Internacional das Organizações para a Interação Homem-Animal), Dennis Turner defende que a companhia de cães e gatos é essencial para a qualidade de vida do homem.
Turner tem uma missão quase impossível: em um mundo em que 2 bilhões de pessoas são classificadas pelo Banco Mundial como miseráveis, o cientista comportamental tenta convencer desde ministros da Saúde de países do Primeiro Mundo até líderes de pequenas comunidades na áfrica do Sul a investir em programas de Terapia Assistida por Animais (AAT).
DECLARAÇÃO IAHAIO SOBRE OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NAS ESCOLAS:"Animais são a cura do século XXI"
Professor de veterinária da Universidade de Zurique e presidente da IAHAIO (Associação Internacional das Organizações para a Interação Homem-Animal), Dennis Turner defende que a companhia de cães e gatos é essencial para a qualidade de vida do homem.
Turner tem uma missão quase impossível: em um mundo em que 2 bilhões de pessoas são classificadas pelo Banco Mundial como miseráveis, o cientista comportamental tenta convencer desde ministros da Saúde de países do Primeiro Mundo até líderes de pequenas comunidades na áfrica do Sul a investir em programas de Terapia Assistida por Animais (AAT).
Dadas as fortes indicações
acumuladas em anos recentes demonstrando o valor para as crianças e
jovens das relações sociais com animais de estimação, é importante que
seja ensinado às crianças a terem um comportamento adequado e seguro em
relação a esses animais, bem como os cuidados de manejo e no tratamento
apropriados das diversas espécies de animais de estimação.
Entendendo que a participação dos
animais de estimação no currículo escolar estimula o desenvolvimento
moral, espiritual e pessoal de cada criança, trazem benefícios sociais à
comunidade da escola e aumentam as oportunidades de aprendizagem em
diferentes áreas do currículo, os membros da IAHAIO, reunidos em
Assembléia Geral ocorrida no Rio de Janeiro, em Setembro de 2001,
adotaram orientações básicas sobre esse tema.
A IAHAIO conclama todas
as autoridades escolares e aos professores, bem como todas as pessoas e
organizações envolvidas em programas de animais de estimação nas
escolas, a considerarem e seguirem as seguintes orientações:
1. Os programas sobre animais de
estimação deveriam, em algum ponto, permitir o contato pessoal com
esses animais no ambiente da sala de aula. Dependendo dos regulamentos e
das instalações da escola, esses animais serão:
- mantidos em local e condições adequadas,
- trazidos para a escola pelo professor,
- virão para visitas, no contexto de um programa de visitas, juntamente com os seus donos, ou
- acompanharão, como cães de assistência, uma criança com necessidades especiais.
- trazidos para a escola pelo professor,
- virão para visitas, no contexto de um programa de visitas, juntamente com os seus donos, ou
- acompanharão, como cães de assistência, uma criança com necessidades especiais.
2. Qualquer programa que envolva contato pessoal entre crianças e animais de estimação deve garantir:
que os animais envolvidos
- sejam seguros (especialmente selecionados e/ou treinados);
- sejam saudáveis (conforme confirmado por laudo veterinário);
- estejam preparados para o ambiente escolar (isto é, socializados com as crianças, adaptados às viagens no caso de animais de visita);
- estejam adequadamente alojados (seja na sala de aula, seja em casa) e
- estejam sempre sendo supervisionados por um adulto preparado para isso (seja o professor ou o dono).
que a segurança, a saúde e os sentimentos de cada criança na classe são respeitados.
3. Antes da aquisição de animais
ou antes da visita em sala de aula pelo pessoal do programa com animais
de estimação, que estejam adequados aos critérios acima, tanto as
autoridades da escola quanto os pais devem ser informados e convencidos
do valor desses encontros.
4. Objetivos de aprendizagem precisos devem ser definidos, que deverão incluir:
- melhoramento do conhecimento e da motivação para o aprendizado em várias áreas do currículo escolar;
- encorajamento do respeito e do sentido de responsabilidade em relação a outras formas de vida;
- considerações a respeito do potencial expressivo e do envolvimento de cada criança.
- encorajamento do respeito e do sentido de responsabilidade em relação a outras formas de vida;
- considerações a respeito do potencial expressivo e do envolvimento de cada criança.
A segurança e o bem-estar dos animais envolvidos devem ser garantidos em todos os momentos.
FONTE: http://www.iahaio.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário