segunda-feira, 22 de julho de 2013
Conheça mais sobre a Asma
Bronquite é o termo usado para denotar inflamação dos brônquios e bronquilos. A bronquite crônica é uma inflamação longa do trato respiratório, a asma inclui uma inflamação tanto crônica como aguda, devido a sensibilidade a vários estímulos incluindo alérgenos, que fecham as passagens de ar.
Essa condição em gatos é conhecida como bronquite felina, ou doença broncopulmonar felina. Se a enfermidade não for tratada, pode haver uma fibrose (excesso de tecido fibroso nos pulmões) e atelectasia pulmonar (uma doença que impede o pulmão de inflar). Essa doença ocorre em gatos de qualquer idade, embora seja mais comum entre 2 a 8 anos.
Devido a natureza crônica e aguda da doença, os sintomas mais comuns vistos por um período variável de tempo são: tosse, espirros, dificuldade para respirar, falta de apetite, fraqueza, letargia, respiração rápida com esforço, em vezes o animal pode aparentar cianótico.
A exata causa que leva a inflamação dos brônquios é desconhecida. Fumaça de cigarro, sprays de cabelo, móveis novos e poeira da caixa podem iniciar o episódio. Infecções por parasitas também são suspeitos.
Exames físicos, uma boa anamnese, exames de sangue vão ajudar a diagnosticar e caracterizar que tipo de problema que existe: crônico ou agudo. Pode ser feitos exames de fezes para ver se há parasitas, cultura bacteriana e raio-X.
O tratamento consiste em oxigênio terapia caso o animal esteja em crise forte, bem como broncodilatadores. Anti-inflamatórios são os mais prescritos para controle.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário