Gatos brancos não só são predispostos a feridas na pele, em geral, como a ter vários tipos de doenças, pois são mais frágeis.
Explicando melhor: para um gato ser branco, é necessário que os 2 pais tenham gens para pelagem branca, e essa "proximidade" de gens ocasiona maior fragilidade ( é por isso que o cão viralata é muito mais resistente que cão de raça - e gatos também.
O vira lata vem da mistura de várias raças ( uma grande variação genética), e daí a maior resistencia.) Quanto mais pura é a raça( com maior semelhança genética), mais frágil ela é.
Muito cuidado com feridas...e consequentemente os que tiverem o oncogêne: o câncer. Isso porque a cor branca reflete muito menos a luz do sol, causando irritações constantes.
Qualquer forma constante, como agressões, luz solar, shampoos irritantes, podem predispor e estimular esses genes. Portanto ser branco é mais um fator predisponente.
Brancos ou albinos -
são todos sensíveis.Animais sem pigmentação são mais suscetíveis ao câncer de pele. Você já deve estar cansado de ouvir que a exposição excessiva ao sol é maléfica à saúde da pele, principalmente àqueles que têm pele clara. Evitar os raios solares das 10h às 15h e usar protetor são dicas úteis e eficientes quando o assunto é prevenção ao câncer e outros problemas de pele.
Com os animais, essa preocupação deve ser exatamente a mesma. Sol em excesso e falta de proteção são tão nocivos aos cães e gatos quanto para os humanos. E não pense que é um exagero se o veterinário do seu bicho de estimação recomendar o uso de protetor solar!
Cachorros e gatos de pele e pelagem claras exigem, sim, cuidados especiais. O grupo de bichos mais predispostos a apresentar doenças de pele engloba os claros, albinos ou despigmentados. E para que fique bem claro, animais brancos não são, necessariamente, albinos.
"O animal albino tem três características principais: pêlos brancos, ausência de pigmentos na pele e olhos vermelhos. É comum afirmarem "O animal albino tem três características principais: pêlos brancos, ausência de pigmentos na pele e olhos vermelhos.
É comum afirmarem que cãos brancos são albinos, como por exemplo, o boxer branco. Ele não é albino se possuir pigmentação nas pálpebras, na boca e olhos de cor escura. Os animais claros têm áreas do corpo que são mais atingidas, como focinho, cabeça e as pontas das orelhas.
Atualmente, já há protetores solares específicos para uso animal, feitos para proteger as áreas mais sensíveis. Os gatos brancos podem desenvolver, com freqüência, lesões cancerosas no focinho e pontas das orelhas. O câncer de pele nos gatos, quando causado por exposição solar, geralmente é maligno e, na maioria das vezes, é necessário amputar a área afetada.
ALBINISMO -
O albinismo é algo mais raro de acontecer e o animal albino apresenta diferenças em relação ao animal de pele clara.
A palavra albinismo deriva do latim albus (branco) e se refere à incapacidade de um indivíduo ou animal de fabricar um pigmento e se refere à incapacidade de um indivíduo ou animal de fabricar um pigmento denominado melanina - do grego melan (negro), que dá cor à pele e protege da radiação ultravioleta do sol. Então gateiros de plantão, cuidados redobrados os com bichanos brancos, especialmente neste verão.
Fonte:http://laurabeu-laurabeu.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário