Este quadro pode ocorrer em fêmeas não esterilizadas (mais comum em cadelas do que em gatas), em geral 6 a 12 semanas após o cio.
As fêmeas apresentam comportamento e sinais físicos de gravidez, sem estarem grávidas:
- preparam o ninho, raspando o chão e/ou camas e tapetes
- tratam brinquedos, sapatos e almofadas como se fossem filhotes, carregam com a boca, lambem e podem ficar agressivas, protegendo o “filhote falso”
- aumento das glândulas mamárias – pode haver secreção fluida ou de leite
- letargia, depressão e secreção vaginal – ATENÇÃO! Estes sinais podem ser de piometra (infecção uterina grave) e sua cadela deve ser examinada por um veterinário o mais rápido possível.
Apesar do termo “Gravidez Psicológica”, este quadro é causado por alterações hormonais, ainda pouco compreendidas. O aumento da prolactina e a diminuição da progesterona podem levar à pseudociese.
A esterilização é a melhor medida para evitar a pseudociese.
É possível que mesmo após a castração (se for realizada no diestro) a fêmea desenvolva estes sintomas, mas a partir do próximo cio, não ocorrerá mais.
A pseudociese não interfere na capacidade reprodutiva da fêmea.
Outras patologias reprodutivas podem ser confundidas com a pseudociese, como a mastite (inflamação das glândulas mamárias), tumores de mama, piometra – confirme o diagnóstico com o veterinário dos seus animais.
Para confirmação diagnóstica, pode ser necessário realizar uma radiografia ou ultrassonografia para afastar a possibilidade de uma gravidez (real) ou de infecção uterina (piometra).
Na maioria das vezes, não é necessário medicação para cessarem os sintomas. Em aproximadamente 2 a 3 semanas, tudo voltará ao normal.
Evite estimular a secreção de leite, às vezes, a cadela mama nela mesma, ou outro animal da casa pode fazê-lo. Se necessário, vista uma roupa cirúrgica (saiba mais) ou colar Elizabetano (saiba mais) para impedir o acesso às mamas .
A esterilização não elimina os sinais durante o quadro de pseudociese, mas previne que ele ocorra novamente.
Se sua cadela estiver com muita produção de leite, dor nas mamas e prostração, pode ser necessário usar uma medicação para secar o leite, leve-a para consulta veterinária.
Fonte: bichosaudavel.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário