Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Os Pássaros e suas peculiaridades


Nome: Agapórnis (Agapaornis sp.)
Origem: Madagascar, Namíbia, Zimbabue e outros países da África
Características: São de fácil manutenção e formam casais para a vida toda.
Manutenção: A gaiola deve conter um ninho horizontal tipo caixa, com aproximadamente 30cm de comprimento, 15 cm de altura e 15 cm de largura, com sala e quarto, sendo que no quarto o fundo deve ser côncavo.
Nome: Arara Canindé (Ara arararauna)
Origem: Brasil e outras regiões da América Latina
Características: Possui o corpo predominantemente amarelo com as asas azuis. Sua cabeça apresenta as cores branca, preta, amarela, azul e verde. Formam casais para a vida toda.
Manutenção: O ideal é mantê-las em viveiros grandes, com mínimo 2m x 2m x 2m para abrigar um casal. Um chão prático para limpeza, galhos e alguma vegetação. Fornecer água limpa para o banho e permitir banhos de sol diários, de preferência pela manhã.
Nome: Arara Vermelha (Ara macao)
Origem: Brasil e outras regiões da América Latina
Características: Possui o corpo vermelho, com detalhes verdes, amarelos e azuis nas asas. São bastante longevas, podendo chegar aos 70 anos de idade.
Manutenção: O ideal é mantê-las em viveiros grandes, com mínimo 2m x 2m x 2m para abrigar um casal. Um chão prático para limpeza, galhos e alguma vegetação. Fornecer água limpa para o banho e permitir banhos de sol diários, de preferência pela manhã.
Nome: Azulão (Cyanocompsa brissonii)
Origem: Brasil e Argentina
Características: Sua coloração é de azul intenso, com as extremidades das asas mais escuras e as patas de coloração semelhante ao bico.
Manutenção: São utilizados ninhos tipo cesto, semelhantes aos de Canários e uma gaiola com cerca de 60 cm de comprimento, 30 cm de altura e 30 cm de largura. Disponibilizar fibras vegetais para a formação do ninho.
Nome: Bicudo (Oryzoborus maximiliani)
Origem: Brasil
Características: Podem viver cerca de 30 anos e podem valer verdadeiras fortunas. A coloração do bico e seu canto variam de uma região para outra.
Manutenção: São utilizados Limpar diariamente os recipientes de água e comida, bem como a gaiola. Acrescentar um recipiente onde ele possa, eventualmente, banhar-se. Evitar locais muito movimentados e com correntes de vento, principalmente na época da muda.
Nome: Calafate [Lonchura (Padda) oryzivora]
Origem: Ilhas de Bali e Java, na Indonésia
Características: Possuem diversas variações de cores e penas muito sedosas. São ativos e curiosos e na natureza vivem em bandos. Sua coloração original é a cabeça preta e branca, com o restante do corpo em dois tons de cinza. Com os cruzamentos selecionados encontramos uma grande variedade de cores, incluindo pássaros inteiramente brancos. Podem chegar aos 15 cm de comprimento.
Manutenção: Adoram banhar-se e esta atividade deve ser permitida diariamente para refrescá-los e deixar suas penas em boas condições. O banho relaciona-se também com o comportamento coletivo destes pássaros, pois quando um começa a banhar-se os outros o seguem.
Nome: Calopsita (Nymphicus hollandicus)
Origem: Austrália
Características: De fácil criação e vida longa (em média 18 anos, desde que bem cuidadas), as Calopsitas são recomendadas para quem deseja ter um belo pássaro sem muito trabalho.
Manutenção: Um comedouro, bebedouro e água para banho em uma tigela são fundamentais. É interessante a colocação em um local ventilado, que receba sol pela manhã, mas que não pegue correntes de ar. A limpeza diária é importante para o bem estar destas belas aves.
Nome: Canário (Serinus canarius)
Origem: Ilhas Canárias (costa oeste da África)
Características: Atualmente existem 4 agrupamentos de raças de Canários: Canários silvestres, Canários de cor, Canários de canto e Canários de porte ou postura.
Manutenção: Troque também a água diariamente e limpe os demais recipientes. Faça a desinfecção do bebedouro, comedouro, banheira e fundo da gaiola no mínimo duas vezes por semana. É interessante a retirada da banheira para evitar banhos à tarde. Evitar correntes de vento e locais úmidos e muito movimentados são cuidados que também auxiliam no bem estar destes canoros pássaros.
Nome: Curió (Oryzoborus angolensis)
Origem: Brasil
Características: É um dos pássaros canoros mais valiosos do país, podendo um bom exemplar ser trocado até por um automóvel zero quilômetro.
Manutenção: Gostam de tomar banho, então o uso de uma banheira plástica pela manhã se faz necessário. A limpeza regular é outro fator importante para a saúde destes pássaros. O sol também é muito importante, principalmente durante o começo da manhã e também no final da tarde. Mantenha a gaiola em um local seguro e abrigado de correntes de vento.
Nome: Diamante de Gould (Poephila mirabilis)
Origem: Austrália
Características: Em cativeiro existem muitas variações na coloração, conseguidas através de mutações fixadas. São dóceis e calmos a ponto de acostumar com o criador e não se assustar na hora da colocação de alimentos dentro da gaiola.
Manutenção: Recomenda-se o fornecimento de palha seca ou folhas secas de coqueiro para a confecção do ninho. Um comedouro e um bebedouro sempre bem limpos são muito importantes. Evite colocar a gaiola em locais com correntes de ar e permita o banho de sol e de água pela manhã. Cuidados simples como estes permitirão a você e ao pássaro conviverem juntos por muito tempo.
Nome: Mandarim Poephila [Taeniopygia) guttata]
Origem: Austrália e Indonésia
Características: Estes pequenos pássaros que podem viver até 15 anos, atingem 9 cm de comprimento e devem ser mantidos em duplas ou em bando. Não são pássaros para serem afagados ou acariciados, devendo a observação ser a atividade predominante para aqueles que os tem ou pretendem ter.
Manutenção: Evite colocar a gaiola em locais com correntes de ar e escuros. O banho de sol pela manhã é fundamental, porém não os esqueça lá, pois, assim como os humanos, eles sentem calor bem rápido. Aproveite para permitir que os Mandarins se banhem em uma tigela com água, atividade que eles adoram.
Nome: Papagaio Verdadeiro ou Baiano (Amazona aestiva aestiva)
Origem: Brasil
Características: Podem ser ensinados a pedir coisas, cantar músicas e falar frases inteiras. Considera-se que os Papagaios tenham a inteligência de uma criança de 4 anos, portanto necessitam de atenção, brinquedos e distrações, para evitar problemas neurológicos, o estresse, o arrancar das penas, a agressividade ou gritos excessivos.
Manutenção: O viveiro para um casal necessita de, no mínimo, 2 m de largura, 1 metro de altura e 1 metro de comprimento. Deve ser instalado em um local calmo, onde possam tomar sol pela manhã e que não receba correntes de vento. Evite locais muito úmidos, barulhentos e abafados. O ninho de caixa de madeira com formato em L é o mais utilizado e deve ser instalado em um local abrigado da chuva.
Nome: Pássaro Preto (Gnorimopsar chopi)
Origem: Brasil
Características: São capazes de aprender alguns truques e reconhecer os membros da família, aceitando carinhos e respondendo aos chamados com seu belo canto. Deve, porém, ser “treinado” aos poucos, pois assusta-se facilmente e um trauma maior poderá comprometer a saúde do pássaro, tornando-o medroso e arredio. O Pássaro Preto pode ainda aproximar sua cabeça das barrinhas da gaiola em troca de um afago.
Manutenção: Forneçer folhas de palmeira, capim e estopas para a confecção do ninho. Pendurar também alguns ninhos do tipo caixa com uma única abertura. Limpar sempre os recipientes de água e comida bem como a gaiola e fornecer um recipiente para que possam, eventualmente, banhar-se.
Nome: Periquito Australiano (Melopsittacus undulatus)
Origem: Austrália
Características: O tamanho médio do periquito australiano é de cerca de 17 cm, enquanto que o padrão inglês atinge 20 a 22 cm de comprimento. Os periquitos de maneira geral vivem em torno de 12 anos.
Manutenção: A gaiola deve ser colocada em um local que não pegue correntes de vento, porém que não seja abafado e permita banhos de sol de pela manhã. A higiene é muito importante para a prevenção de doenças e para a manutenção do bem estar destes graciosos pássaros.
Nome: Sabiá Laranjeira (Turdus rufiventris)
Origem: Brasil
Características: Mede cerca de 25 cm e pode viver até os 30 anos de idade. Possui uma coloração parda predominante sendo que a região ventral é de coloração ferruginosa, tornando-se levemente alaranjada. Seu bico é amarelo e as patas de cor parda.
Manutenção: Deve-se evitar a movimentação da gaiola e a colocação de objetos estranhos dentro da mesma, pois estes pássaros assuntam-se facilmente, podendo vir a se machucar. Limpar sempre os recipientes de água e comida, bem como a gaiola. Evitar locais onde o calor é excessivo e onde existam correntes de ar, garantem condições melhores a estes pássaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...