Origem e história da raça
O professor A. Reul é o pioneiro desta raça. Na escola de Medicina Veterinária de Cureghem, nos finais do século XIX, este professor foi, junto a outros apaixonados dos cães, o precursor desta incrível raça.
A instantânea da Bélgica nessa época é um país com uma grande diversidade de cães condutores de rebanhos com diversas pelagens e características variadas. É com a intenção de pôr ordem a essa variada gama de cães que se pensou em constituir uma nova raça que desempenha-se esse trabalho que agrupara o melhor de toda esta diversidade.
Assim nasce o Pastor Belga. O faz oficialmente entre os anos 1891 e 1897. Em Setembro de 1891 se cria em Bruxelas no “Clube do Pastor Belga”. Um ano mais tarde se define o primeiro standard da raça.
Nele se admitia uma única raça, com três variedades pêlo. Durante os anos que seguiram, pouco a pouco se foi unificando o tipo e corrigindo os defeitos. E é em 1910, o tipo de carácter do Pastor Belga estavam estabelecidos definitivamente.
Temperamento e carácter
Como todos os cães pastores, é um excelente guarda de gado e guarda em geral. Mas uma das qualidades que destaca sobre o resto dos cães pastores, é a sua vivacidade: é um cão que está sempre alerta.
É uma raça que mostra um contínuo afecto e carinho para com os seus donos. Pode ser educado muito facilmente graças à sua docilidade e inteligência. É um desportista incrível, muito atento às instruções. Estas aptidões o tornaram perfeito para as provas de agilidade. A cumplicidade com o seu dono é praticamente inultrapassável. O seu pior defeito é os ciumes.
Características físicas
Raça fantasticamente proporcionada e porte elegante. Constituição poderosa, de um tamanho mediano e uma musculatura delgada, apesar de forte. Desde das suas origens, é uma raça acostumada à vida ao ar livre. Por isso, o Pastor Belga apresenta uma fisiologia que permite resistir perfeitamente a alterações climatéricas drásticas.
Apresenta uma cabeça alta, larga, rectilínea, delgada e bem moldada. O seu crânio é de um tamanho médio, com uma frente achatada e o stop moderado. O seu pescoço, alargado também, está erguido e se ensancha pouco a pouco até chegar aos ombros. É um pescoço muito musculoso e não mostra papada.
A sua trufa é de cor preta. O seu focinho, de tamanho médio e bem moldado, diminui gradualmente até à região do nariz. Os seus dentes, de articulação uniforme e em forma de tesoura, são fortes.
Os seus olhos de tamanho médio estão ligeiramente em forma de amêndoa. São de cor castanho-escuros com os bordos das pálpebras pretas. Estes transmitem toda a inteligência que esta raça tesoura e o seu olhar é directo e alerta.
Fonte:http://www.101caes.com
RAÇA PASTOR BELGA | |
Origem: Bélgica Aptidões particulares: Cão de companhia, de salvamento em montanha, de guarda, cão polícia, Esperança de vida: - Tamanho do macho: 60 - 66 cm. aprox. Peso do macho: 28 - 30 kg aprox. Tamanho da fêmea: 56 – 62 cm. aprox. Peso da fêmea: 20 - 25 kg aprox. Padrão FCI: Número 15 - Grupo 1 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário