Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 6 de novembro de 2010

A Historia do gato Maine Coon




O Maine Coon é um dos maiores gatos domésticos, com uma aparência impressionante. Este grande gato é uma das raças mais antigas norte-americanas,  originária do estado de Maine. De acordo com uma lenda local, acreditava-se que este gato derivou de um cruzamento de um gato selvagem e um guaxinim (racoon) o que é de todo impossível. Lenda esta que originou o nome da raça: Coon do Maine ou Maine Coon! Contudo, é provável que o Maine Coon tenha resultado de cruzamentos entre robustos gatos de pêlo curto de quintas locais e gatos de pêlo comprido trazidos pelos marinheiros provenientes do Médio Oriente, Inglaterra, Russia e Escandinavia . O clima rigoroso da Nova Inglaterra contribui para o desenvolvimento do seu pêlo espesso, característica que aliás partilha com outro parente seu: o Gato Norueguês da Floresta. A apresentação da raça ocorreu no New York Cat Show de 1861 com a apresentação de um exemplar branco e preto chamado "Captain Jenks". O Maine Coon passou por um período de relativa obscuridade quando os Persas e os Siameses foram introduzidos nos Estados Unidos. O Central Maine Coon Cat Club, contribuiu decisivamente para o ressurgimento da raça nos anos 50, gozando actualmente de grande popularidade. Contudo, a raça só foi reconhecida como tal pelo C.F.A e  F.I.F.E  em 1976 e 1980 respectivamente.
Temperamento:
Dado o seu espírito de caçador e grande agilidade, estão mais predispostos para a vida ao ar livre. Convive pacificamente com outros gatos, cães, e outros animais, e é um excelente companheiro para os seus donos.
Possuidor de grande força, pode tornar-se num animal dominante mas não agressivo, muito comunicativo com os donos e exigente em termos de atenção. É um excelente gato para viver em família. Muito sociável, adora o seu dono, que tem por hábito seguir por toda a casa.
Pode não ser um gato de colo, mas adora companhia. Pode parecer independente, mas com a idade tem tendência a aumentar a sua ligação com o dono. Por vezes vocaliza para chamar a atenção.
Inteligente, é um gato fácil de ensinar com brincadeiras, pois o Maine Coon é sobretudo um brincalhão e um gato bem disposto.
Caracteristicas principais a nivel de temperamento: dócil gigante, afectuoso, delicado, enérgico e muito sociável.
O maior dos gatos domesticos: corpo longo, estrutura sólida e musculatura robusta. Cabeça de tamanho média que parece pequena em relaçao ao corpo. Nariz largo, queixo firme, focinho quadrado com maças do rosto salientes. Mandibulas fortes e grandes. Orelhas grandes, pontiagudas, largas na base a terminar em bico com tufos de pêlos nas pontas tipo lince o interior destas encontra-se bem guarnecido de pêlo.


Os olhos são grandes, ligeiramente obliquos mas parecendo arredondados quando totalmente abertos, sao muito afastados. Pescoço médio e musculoso ligeiramente inclinado possuindo um colar de pêlos tipo juba. Patas grandes, altas e musculadas com tufos de pêlos entre os dedos que são igualmente grandes.
A cauda é longa, de tamanho igual ao corpo ou maior, larga na base e fina na extremidade, com pêlos compridos e abundantes.
Pelagem que se adapta a todas as estações do ano.
Densa e sedosa com pêlos longos no abdómen e cauda mas curtos na cabeça e nas patas.
Cria-se em todas as cores e combinações de cores (excepto o chocolate, lilás e tipo siamês)
Fonte:arcadenoe/vivapets

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aii eu tenho uma gatiinha assim mas eu nem sei que raça ela é eu acho que ela deve ser misturada com essa raça mainecoon porque ela tem o rabinho igualzinho esses dai e tem muitas outras caracteristicas iguais tbm, e ela tem as mesmas manias desse gatinho mainecoon ela fica me seguindo gosta de chamar minha atenção.... ahh achoo q deve ser nee, rs esse gatoo e lindaoo demais...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...