Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Curiosidades sobre as Calopsitas



As calopsitas têm sua origem na Austrália, sendo um psitacídeo pertencente à família das Cacatuas . A esta família temos também os papagaios e periquitos, para citar apenas os mais conhecidos. Sua classificação científica é Nymphicus hollandicus. A primeira descrição científica desta espécie ocorreu no ano de 1792 . Porém somente a partir de 1884, na Europa, elas começaram a fazer parte das criações. Em 1949 houve uma maior disseminação da espécie com o surgimento da primeira mutação documentada, a Arlequim , no estado da Califórnia ( Estados Unidos ) . A partir da década de 1970 houve a introdução destas aves no Brasil de forma organizada.
Assim como as Cacatuas é uma bela ave possuidora de uma crista ereta que se movimenta de acordo com os sentimentos da ave. É uma ave de tamanho médio ( aproximadamente 30 cm quando adulta ). Possui um comportamento pacífico o que permite que conviva com diversas aves, mesmo as de menor porte. Muitos machos em espaço reduzido, porém, podem resultar em problemas de agressividade . Normalmente não é uma ave barulhenta a menos que se sinta ameaçada. Seu tempo médio de vida na natureza é de cerca de 30 anos. As que se encontram em cativeiro possuem uma média de vida de 15 a 20 anos.
As calopsitas são bem conhecidas por uma variedade de cores, por isso vamos falar sobre essa variedade que apresentam e quem sabe ajudar a identificar a que você tem em casa ou até mesmo uma que queira adquirir.

Cinza ou Normal: 
 Com o corpo cinza e a borda das asas branca são as mais encontradas na natureza. A crista do macho e a da fêmea se diferenciam, a do macho é amarela e a cabeça também amarela, já a da fêmea tem a crista num tom cinza misturado com amarelo e a cabeça normalmente cinza.As bochechas tem uma marca circular avermelhadas sendo que nas fêmeas essa coloração é um vermelho mais suave, num tom mais claro.
A cauda dos machos são inteiramente negras ta parte inferior e nas fêmeas tem listras negras e amarelas intercaladas. Fêmeas não costumam mudar muito quando deixam de ser filhotes já machos sim eles ganham cores mais vibrantes.
Os olhos, bico e pés se mantém a mesma cor independente do sexo.

Canela: 
 Bem parecidas ao padrão normal porém tem uma alteração na quantidade de melanina o que lhes proporciona um tom que se assemelha ao marrom-claro quase canela, daí o nome.Machos se diferem pouco de fêmeas eles só tem uma tonalidade um pouco mais forte, cores mais vibrantes e as fêmeas tendem a apresentar a face com mais tom de amarelo.As asas e a cauda podem apresentar mescla de cores.Pés e bicos mais claros do que a normal.









Arlequim:  
Possuem uma mescla de amarelo com cinza, dependendo de cada uma vai ter mais ou menos machas cinzas pelo corpo. As bochechas são avermelhadas, a face e a crista são amarelas.

Pérola:  
A mescla entre a pérola é bem expressiva, é fácil a percepção do cinza no amarelo elas se misturam bem. Sendo que essa mistura de cores se dão em forma de conchas.A face costuma ser amarela toda salpicada de cinza e a crista amarela com riscas cinzas.As penas do dorso parecem com escamas de peixe que podem variar de branco ao amarelo sempre com misturas ao cinza.As penas das asas são cinza, com faixas amarelas. A cauda é amarela, e o peito assim como a barriga são listrados de amarelo e cinza.Machos podem perder o tom perolado na fase adulta devido a quantidade de melanina.

Lutino:  
Costuma ser a cor que as pessoas mais adquirem na maioria das vezes, são de cor dominante branca sendo que olhos são vermelhos, pés rosados, crista amarela assim como a cabeça e bochechas avermelhadas.Nas asas e cauda esta presente o tom amarelo por isso não são essas as consideradas albinas.




Cara Branca: 
 A cara banca é considerada uma variação do Arlequim, são mesclas de cinza com branco sendo que o rosto normalmente é inteiro branco ou inteiro cinza e cristas são cinzas. As manchas também dependem de cada calopsita isolada. Nas fêmeas a face interior da cauda com estrias pretas e brancas.

Albina: 
As albinas são inteiramente brancas e resultam de uma mutação entre a cara branca e lutino.Vezes apresentam olhos vermelhos vezes escuro.Pés são bem rosados devido a falta de melanina no corpo.

Fulvo:  
Parecem com a canela porém devido a menor quantidade de melanina no corpo se tornam mais claras que a canela, o amarelo é mais vistoso, olhos costumam ser vermelhos e o peito de uma cor creme.

Prata recessivo:
Se assemelham e muito as cinzas porém elas têm os olhos vermelhos e o que corresponderia o cinza nelas é um prata que predomina.

Prata Dominante: 
Os olhos são pretos, as pernas cinzas, mantendo o amarelo forte das faces e da crista e o vermelho das bochechas, com um prateado mais escuro na região do pescoço. A coloração dos machos é mais intensa.
Essas são algumas das calopsitas, porém as mutações continuam e ainda podemos encontrar muitas diferentes umas das outras, demos só o básico das diferenças visuais de uma pra outra. Tudo isso acontece devido a pigmentação de melanina em cada uma, isso que determina o padrão de cores.Porém todas são muito bonitas, os preços podem variar da que é mais comum a mais excêntrica.




Gostaria de saber qual é a expectativa de vida de uma calopsita?

A expectativa de vida de uma calopsita é de 10 anos chegando no máximo até 12 anos.

Se tenho uma calopsita brava como posso fazer para deixa-la calma?

As fêmeas que costumam ser mais agressivas, e para amansar tanto fêmeas quanto machos é no máximo com uns 10 meses com 1 ano já se torna quase impossível amansá-la. Você tem que saber então que idade aproximadamente a sua calopsita esta, dependendo você pode sim tentar amansá-la isso pode exigir um pouco de paciência.

Até quanto tempo depois de acasalar a calopsita pode botar os ovos?

Depois de acasalar cerca de 8 dias a fêmea pode botar os ovos e depois de mais 21 dias aproximadamente os filhotes nascem.

Como diferenciar calopsitas macho de fêmeas?

Pode não ser uma tarefa simples diferenciar sexo de aves, a melhor coisa é fazer um teste de sexagem para se ter certeza mas existem indícios que pode facilitar na distinção de machos e fêmeas.Você pode observar os ossos pélvicos que nos machos são mais fechados e nas fêmeas abertos, as penas do rabo da fêmea normalmente são de tamanho igual, e nos machos as penas nas pontas são mais arredondadas.As fêmeas fazem mais barulho que os machos, os machos têm a cabeça mais arqueada.


 

 

Quando posso tirar a papinha do filhote e começar a alimentá-lo com sementes?

 Com 1 mês e meio você ja pode deixar a ração na gaiola para que ela comece a aprender a comer as sementes ok!?Mas não abandone a papinha de vez. Já com 3 meses pode deixar apenas os alimentos de um adulto como verduras, e ração própria e sementes.

Por que a calopsita filhote não tem penas na cabeça?

As penas da cabeça são as últimas a nascer, isso é comum.

Como reproduzir a calopsita?

Para acasalar um casal de calopsitas primeiro é necessário que eles se conheçam e se deêm bem. Uma vez que isso aconteceu, ambos sendo férteis. Coloque um ninho de madeira fechado na gaiola para estimular que acasalem e que a fêmea bote os ovos. Para a reprodução é necessário que a gaiola esteja em local tranquilo, e que a fêmea tenha uma boa dieta.
Fonte:wikipédia

2 comentários:

  1. Descobrir que minha colopsita é fêmea depois que ela colocou 3 ovos,detalhe, ela não acasalou! Isso é normal? ela já colocou por três vezes ovos, no período de 5 meses. Existe algo que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa e agora?Talvez seja melhor procurar um especialista em aves!Um bj!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...