Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sapatinhos para Cães:prós e contras



Usar calçados no dia-a-dia já deixou, há tempos, de ser exclusividade dos seres humanos. Botas, tênis e até mesmo sandálias de todas as cores e marcas para cães podem ser facilmente encontradas em lojas especializadas em venda de produtos para o mundo pet. Mas a questão é: será que os sapatos incomodam ou prejudicam os cães? Especialistas apontam que, como tudo na vida, os sapatos para cães têm seu lado positivo e negativo. Dentre as vantagens, pode-se citar a higiene (já que, ao chegar em casa, os cães estão com as patas limpas, uma vez que estavam dentro dos calçados) e a proteção das patas contra queimaduras e eventuais machucados causados por espinhos, vidros e outros tipos de materiais.

 
Contudo, há profissionais que combatem veementemente o uso de tais acessórios, alegando que esta não é a condição natural do cão, que são desconfortáveis e ainda podem prejudicar sua postura e equilíbrio. Além disso, uma das desvantagens é que, se usado freqüentemente, os sapatos podem impedir que o cachorro lixe naturalmente suas unhas ao caminhar resultando em unhas grandes demais. Um inconveniente para o cão e seu dono.



Mesmo assim, os donos que querem calçar seus cães devem procurar seguir algumas dicas:
  • Acostume os cães a usarem sapatos desde filhotes para que, futuramente, não tentem retirá-los;
  • Observe se o calçado é confortável e anatômico;
  • Preste atenção ao tamanho da pata do seu cão: calçados apertados ou grandes demais incomodam e podem acabar machucando as patas;
  • Utilize o calçado durante o passeio, deixando-o com as patas livres quando estiver dentro de casa, pois o uso por muitas horas pode ser prejudicial ao animal. Lembre-se de que esta não é a sua condição natural.
  • Fonte:dogdicas.com.br

2 comentários:

  1. Dúvida: meu poodle está velhinho e escorrega demais no piso de casa. Colocamos um sapatinho de sola de borracha nele e ele está andando com mais firmeza. Nesse caso especial, qual o máximo de horas diárias ele pode usar o sapato? Ele está ficando cego e não passeia mais (durante dois anos andei diariamente com ele de meia a uma hora, mas agora ele não mais vê as irregularidades das calçadas e da rua).

    ResponderExcluir
  2. Ola!Os sapatinhos não são muito indicados para serem usados muito tempo!Voce observou se as patinhas dele estão com muito pelo embaixo ou com as unhas muito grandes?Procure manter as patinhas bem raspadinhas(Banho&Tosa)e com as unhas aparadas.O piso se for liso realmente é um problema ate para os que enxergam,que tal colocar o nosso queridinho num local com um pidso mais aspero ou com um tapete grosso?Os exercicios podem ser feitos no quintal ou na calçada proxima na coleirinha,faça ele caminhar um pouquinho com vc!Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...