Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pulgas e Carrapatos:o perigo do descaso



“Pulgas e carrapatos causam várias doenças”

Pulgas e carrapatos são ectoparasitos hematófagos, ou seja, parasitas externos que se alimentam de sangue. Em uma grande infestação, o animal pode perder muito sangue e desenvolver um anemia. Além de causar incômodo e estresse, os animais podem se ferir quando se coçam.
A picada da pulga pode causar uma dermatite alérgica além de transmitir doenças como o tifo e a peste bubônica. Já os carrapatos podem transmitir doenças graves como febre maculosa e babesiose. A grande preocupação é que essas doenças podem ser transmitidas também ao homem. Não existe vacinas para prevenção dessas doenças, portanto, a melhor forma de prevenção é o combate a infestação de carrapatos.




No verão aumentam os casos de infestação em animais por pulgas e carrapatos pois é nessa época que eles se reproduzem devido ao calor e alta umidade. Além de transmitir doenças ao animais, também podem afetar os humanos. Algumas medidas básicas podem ser tomadas para evitar e combater infestações de pulgas e carrapatos nos animais e no meio em que eles vivem.Ao notar uma grande infestação use produtos adequados para combater pulgas e carrapatos!Em muitos cães de pelo longo, como Poodle, Schnauzer, Yorkshire, Schitzu Lhasa Apso, entre outros,  fica mais difícil de se localizar pulgas e carrapatos, portanto eles devem ser examinados mais vezes e com maior atenção, não que outros cães de pelo curto e gatos não precisem do mesmo cuidado. Aproveite para examiná-los após o banho enquanto o pelo ainda está úmido.Para ter maior eficácia no controle desses parasitas deve-se também dedetizar o local onde o animal vive. Lembre-se de retirar recipientes de água e comida do cão, brinquedos e qualquer objeto que o cão ou gato possa ter contato depois. O local onde os animais dormem tendem a ter uma maior concentração de pulgas e carrapatos.

“Recolha as vasilhas com resto de comida ou ração

Muita gente costuma encher uma vasilha com ração ou comida e deixar a vontade no quintal ou canil para os animais. Isso atrai pássaros e pombos que podem ser “transportadores” de parasitas. Muita gente reclama que seu cão nunca saiu na rua e não teve contato com outro cão mas está infestado de pulgas ou carrapatos. Se seu cão ou gato não comer toda a ração ou comida oferecida sempre retire o que sobrou e lave a vasilha.
fonte:lardaveterinaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...