Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 17 de novembro de 2012

Guloseimas:como administrar?




Este tema é muito interessante, e tenho certeza que muitas pessoas têm dúvidas em relação a oferecer ou não guloseimas para seu animal.  Por diversas vezes somos questionados e acho bacana detalhar aqui para vocês as desvantagens de criar estes tipos de hábitos tanto para seu animal quanto para você.
A alimentação de um cão ou gato deve ser única e exclusiva a ração. A ração fornece os nutrientes específicos e balanceados de acordo com a necessidade de cada categoria e espécie animal, não necessitando assim suplementar com outros tipo de alimentos.
 Cada animal necessita de uma certa quantidade de alimento diária, baseada em cálculos feitos por um veterinário, quantidade essa que em excessos ou carências podem resultar com o tempo graves conseqüências ao seu animal. Animais que se alimentam somente de ração vivem mais e são mais saudáveis isso eu comprovo diariamente em minha rotina clínica. 
Alguns proprietários de cães e gatos não se contentam em oferecer somente a ração, por achar um alimento sem graça, que não supre e que seu animal tem vontade de comer outras coisas. Mas raciocinem comigo, se você não oferecer de nenhum outro tipo de alimento que não seja a ração, exemplo um doce, um biscoito, o animal nem se quer vai saber o que é aquilo, mas se você criar o hábito de oferecer um pedacinho hoje, irá se repetir amanhã, depois e se tornará um hábito difícil de interromper, e vamos combinar que é desagradável nos horários das refeições seu animal ficar chorando e pedindo comida, além de ser estressante para ambos. Além de que algumas raças são mais predispostas a apresentarem problemas relacionados à alimentação incorreta, um exemplo é a Diabetes que vêm crescendo drasticamente entre cães.
 
 
 
 
 
 As principais conseqüências de se oferecer alimentos caseiros para seu animal estão listadas a seguir:
-obesidade (principalmente nas raças predispostas);
- carências ou excessos de nutrientes;
- formação de tártaros dentários, mau hálito e outras afecções dentárias;
- alterações na consistência das fezes e odor;
-alterações de pelagem e pele;
- problemas hepáticos, hormonais e gastrintestinais;
- aumento nos índices de colesterol, triglicérides, etc.;
 
Existem algumas exceções nos casos de algumas enfermidades, como problemas de pele, a necessidade de acrescentar alguns alimentos caseiros na dieta, porém são feita alterações no preparo, e outros que somente o veterinário sabe quais são.
O interessante é que hoje em dia temos uma vasta opção de petiscos animais no mercado, entre eles chocolate, biscoito, podendo substituir pelos petiscos caseiros seu pet irá adorar. Mas lembre-se de utilizar com moderação, durante um agrado, uma bonificação, assim seu pet será mais saudável!
 
Atenção proprietários nunca caiam nessas chantagens que essas fofuras fazem com vocês, como carinhas, chorinhos, miados, gritinhos para conseguir um docinho!  
Dra. Mallize Gonçalves
Médica Veterinária
CRMV-SP 21291
Fonte:dramallize.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...