Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O Cão Pastor Polones da Planície,Nizinny



ORIGEM

Polônia. Na sua terra, é conhecido por Polski Owczarek Nizinny ou Pon. Provavelmente descenda  do simpático Puli Húngaro, apesar de não se saber ao certo qual a sua origem.

 
Acredita-se que esta raça tenha surgido no século XVI, devido à necessidade de criar um cão versátil e robusto, ágil e corajoso, que defendesse o rebanho e fosse adequado ao clima agreste polaco.


 Conta-se que em 1514, seis destes cães viajaram de barco até a Escócia, juntamente com o rebanho que tomavam conta. 

 Uma vez chegados aquele país, foram cobiçados por pessoas locais que, numa troca comercial, conseguiram ficar com um casal e uma fêmea. Há quem acredite que estes três pastores contribuíram para o futuro aparecimento do Bearded Collie.






No início do século XX, esta raça gozou do privilégio de ser adotada pela Princesa Grocholska, que orgulhosamente a exibiu, pela primeira vez, numa exposição em 1924. Em 1930, inicia-se o programa de criação, através de dois dos seus exemplares.

 A regularização do número de exemplares criados, só viria a ser conseguida, pela mão da cirurgiã Dr. Danuta Hryniewicz. Diz-se que o seu cão (chamado Smokz Kordegardy), foi o pai desta raça.

Desde então, o Pastor Polaco tem viajado pelo mundo e já é um participante habitual nas exposições européias. Alemanha, Holanda, Bélgica e França são alguns dos países que adotaram este animal, onde é essencialmente usado como cão de companhia. Em 1959, a FCI reconheceu esta raça que teve o seu standard aprovado no ano seguinte.






 ASPECTO GERAL

De médio porte, compacto, forte e musculado. Sua pelagem é densa e longa, e tem um atrativo especial quando bem cuidada.





 
TEMPERAMENTO/ COMPORTAMENTO


São animais afetuosos, que gostam de agradar o dono, tornando-se às vezes um pouco dependentes deste.

Com as crianças, revelam-se afáveis, pacíficos, apesar de ser aconselhável acostumá-los, durante o seu crescimento, a estarem na sua companhia. Perante estranhos, são animais reservados.

Naturalmente motivados para trabalhar e caracterizados pela sua postura irrequieta, estes cães são mais felizes se estiverem ocupados. Por isso, os jogos, as corridas e outros desafios são sempre bem-vindos.


Fonte: http://br.viarural.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...