Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O incrivel Paladar Felino



Os gatos possuem algumas particularidades em relação ao seu paladar: eles não são capazes de sentir o sabor doce ou salgadoAssim, o cheiro do alimento é mais importante o que sabor da comida para os gatos. O paladar felino é completamente diferente dos humanos e de outros animais carnívoros.

Os gatos possuem línguas longas e ásperas. Os pequenos “espinhos” presentes na superfície não têm função gustativa. Esses animais são carnívoros, como os cães e ursos, mas sua dentição e sua língua os tornam caçadores bem mais especializados do que essas outras espécies.

Sabores amargos não são bem aceitos pelos gatos. Além disso, os felinos também são incapazes de perceber o sabor doce ou salgado. A incapacidade de perceber esses sabores é determinada pelo baixo número de receptores gustativos em sua língua.



O gato não tolera bem açúcares, como os encontrados no milho, por exemplo. Quando fornecido em sua dieta, o açúcar pode até mesmo causar problemas de saúde, como o diabetes. O problema é que muitos gatos gostam do sabor doce.

O olfato dos gatos tem muita importância em relação à preferência  para certos alimentos. Quando sente um aroma interessante, o gato abre a boca, inala o cheiro e esfrega a língua no céu de sua boca, passando assim para o seu  órgão de Jacobson, que tem função sensorial nos gatos.




Os gatos preferem fazer várias pequenas refeições ao longo do dia, o que reflete o padrão alimentar de seus ancestrais, que caçavam pequenas presas, como passarinhos e roedores ao longo dos dias.
Felinos também podem mudar suas preferências alimentares de acordo com a experiência. 

Ou seja, um alimento pode deixar de ser preferido quando oferecido outro que tenha um odor mais atraente. Por exemplo, peixes como a sardinha, que tem um cheiro bem acentuado, chamam mais atenção de um gato do que uma porção de ração seca. Quando são filhotes, a sensibilidade aos cheiros dos alimentos é ainda mais acentuada, tornando-os ainda mais seletivos em relação aos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...