Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cães e Gatos:Dermatites


Dermatite: Um problema comum em cães. Por que? A pele é composta de várias camadas. A Dermatite nada mais é do que a inflamação da derme, uma das camadas que compõem a pele.
As Dermatites têm origens variadas e o tratamento depende dos agentes causadores. Fungos e bactérias estão entre os mais comuns causadores de dermatites.
Alguns animais podem desenvolver reações alérgicas como a alergia à picada de pulgas e com isso provocar uma reação nos locais da picada, gerando uma dermatite.
Outras doenças também podem provocar dermatite como as doenças de origem endócrina como o Hipotireoidismo.
A umidade na pelagem e a falta de ventilação da pele é uma causa comum de dermatite em cães. Neste caso, as bactérias e os fungos encontram condições de se desenvolverem e assim provocam uma inflamação. O cão, principalmente, começa a se coçar e ai acaba lesando ainda mais a pele, o que provocará uma piora do quadro.
Os animais de pelagem longa têm que ser escovados rotineiramente a fim de que permitam a aeração da pele. A utilização de roupas continuamente também estimula a fermentação e o desenvolvimento de dermatites.
Sempre que banhar o seu animal tenha certeza de que secou muito bem a pelagem. Animais de pelagem longa precisam ser secos com secador elétrico (isso é essencial). A umidade certamente favorecerá a fermentação e a produção de odor (cheiro de cachorro molhado).
Os animais alérgicos são também muito predispostos a dermatites.
Se notar qualquer lesão na pele do seu cão ou gato, não deixe de consultar o Veterinário pois quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápido será a cura.

fonte:petbrasil.vet.com

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...