Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 8 de dezembro de 2013

Catnip:a Erva dos Gatos!



Erva do gato ou catnip é o nome comum para um erva perene da família das hortelãs. O nome científico dela é Nepeta cataria. Ela é nativa da Europa e da Ásia e logo foi levada para os Estados Unidos e o Japão. A erva do gato hoje é uma erva comum na América do Norte. 

A Catnip, como é conhecida internacionalmente, tem nas suas folhas uma substância chamada Neptalactone, que age sobre o cerébro do seu gatinho, mais especificamente no Órgão do Jacobson (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93rg%C3%A3o_de_Jacobson), o responsável pela detecção dos feromônios (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferom%C3%B4nio)


Quando a Catnip age no cérebro dos gatinhos, libera seu instinto de caçador. Isso serve tanto como um desestressante para gatos muito ativos (ele deixa os donos, as visitas e os móveis em paz por um tempo), já que eles vão ter onde gastar toda sua energia, bem como um estimulante para gatinhos apáticos e tristes.




A erva é uma ótima educadora para os felinos. Todavia, ao colocar a Catnip no arranhador do gato, por exemplo, vai levar ao pensamento “arranhar as unhas ali ‘dá barato’… Arranhar as unhas no sofá ‘não dá barato’”, e ai, acostuma o gatinho a afiar as unhas no lugar certo.

Depois de uns minutos de contato com a Catnip, o gato costuma babar bastante e relaxar e dormir por bastante tempo, já que precisa repor todas as energias que foram gastas na brincadeira.

 A erva pode ser adquirida em Pet Shops ou lojas de plantas. Os brinquedinhos de gato em geral já vêm recheados com Catnip. Além disso, também existe  a Catnip desidratada, vendida em pacotinhos pra se colocar onde preferir (no arranhador, na caminha e nos brinquedos). Mas a desidratada possui um efeito muito menor do que a planta natural.



 

Diferente dos alucinógenos conhecidos e usados por humanos, a Catnip não tem efeitos colaterais, não vicia, não causa danos ao cérebro, não causa impotência, teratogenia, dentes amarelos nem mau hálito. Então, ela poderá ser usada a vontade, ou quando for conveniente.

 Nem todos os gatos são sensíveis à Catnip, embora a maioria seja. Os bichanos machos em idade reprodutiva são os que respondem mellhor a erva, mas também não é garantido que 100% deles serão sensíveis ao efeito da Catnip.

 Vale lembrar, que a Catnip só funciona em gatos, ou melhor, só é alucinógena em felinos, e por isso que se chama CATnip. Entretanto, a erva – gato, também, possui alguns efeitos terapêuticos quando aplicada aos humanos, como:
  • Indicações: 
  •  
  • cólicas abdominais, bronquite crônica, catarro bronquial, inflamações, febre, hidropsias, insônia, resfriados, tosse, dismenorréia.
  •  
  • Propriedades: 
  •  
  • Analgésica, anticatarral, antiespasmódica, calmante, carminativa, emenagoga, estomáquica, expectorante, antitérmica, sedativa.
  •  
  • Partes usadas: 
  •  
  •  Folhas, flores e ramos.
Fonte: http://os5gatos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...