Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Gatos e falta de Apetite


 Os gatos são conhecidos por serem “petisqueiros”. Se o alimento for deixado à disposição o gato realiza, em média, 10 a 20 refeições diárias. Em cada refeição, consome cerca de 5 a 6 gramas, não despendendo mais de 1 a 2 minutos por refeição. No total, um gato gasta menos de 30 minutos por dia com a alimentação. No entanto, há gatos que têm um comportamento alimentar um pouco mais voraz, como por exemplo o Siamês.

A apetência de um gato por um determinado alimento não se resume à velocidade com que o ingere, nem ao volume alimentar que consome. Podemos considerar que a apetência varia em função das características intrínsecas do alimento, assim como do próprio animal e respectivo meio envolvente.


O animal:

A raça e as preferências individuais decorrentes das suas próprias experiências de vida e hábitos alimentares influenciam consideravelmente a apetência do alimento. Por exemplo, o gato pode dar preferência ao alimento que consumia quando estava na presença da mãe.

O facto do animal ser esterilizado também pode influenciar o seu apetite. As alterações hormonais que ocorrem após a esterilização provocam uma diminuição das necessidades energéticas e um aumento do apetite que, em alguns casos pode mesmo tornar-se insaciável. Os dois primeiros meses após a esterilização são os mais críticos no que diz respeito ao possível aumento do apetite.

O estado de saúde do gato também pode influenciar a quantidade de alimento que ingere. Há algumas doenças que fazem com que o gato aumente o seu consumo alimentar e outras em que o primeiro sintoma de que algo não está bem é a falta de apetite.


 

O meio envolvente:

O modo de vida, a coabitação ou não com outros animais de companhia, bem como a organização do espaço para as diferentes actividades podem criar condições mais ou menos favoráveis para o gato se alimentar.

A nível do modo de vida, se o gato viver no exterior exercita-se mais, por isso deverá ter uma alimentação mais energética. Determinados alimentos secos estão especialmente formulados para dar resposta a essas necessidades elevadas. Gatos exclusivamente de interior exercitam-se menos, logo precisarão de uma alimentação menos energética.

Quanto à coabitação, os gatos tem tendência a ser invejosos quando toca a comida, por vezes um gato mais dominante empurra os outros, de forma a não os deixar comer. Por isso se aconselha a que cada gato tenha a sua tigela. Se mesmo assim não resultar, deve deixa-los comer à vez, separadamente, para que possam saborear a comida mais descansados. Se por acaso o companheiro for um cão, o gato pode tentar comer a comida deste, o que não é aconselhável, evite-o ao máximo.

No que toca à organização do espaço, tente que o alimento não se encontre demasiado perto da caixa de areia, os gatos são animais limpos, e também animais que contam com o seu olfacto, ter o WC perto do local da comida (mesmo que limpo) não funciona para si, logo também não funciona para os felinos.


O alimento:

As características do alimento e a sua percepção pelo gato influenciam as escolhas alimentares. A selecção de um alimento por parte de um gato comporta quatro etapas sucessivas:

1. O animal cheira o alimento para avaliar o odor e a temperatura. Aquecer ligeiramente os alimentos húmidos é uma forma de potenciar o aroma do alimento, estimulando a sua ingestão por parte do gato;

2. Se o odor do alimento for agradável, o animal procura agarrá-lo, sendo então confrontado com a facilidade de preensão do alimento;

3. Uma vez na boca, o alimento é avaliado em termos de sabor e propriedades físicas: o tamanho e formato dos croquetes, a sensação produzida na boca, a facilidade com que pode ser mastigado, etc.;

4. Finalmente, o efeito pós-ingestão, constitui a última etapa.

Os gatos também podem apresentar uma diminuição do apetite ou mesmo recusa de um alimento novo quando se faz uma mudança demasiado rápida na sua alimentação. Para evitar este comportamento alimentar, é importante respeitar um período de transição de 7 a 10 dias.

Reconhecer os diferentes fatores que influenciam o comportamento alimentar do gato, é fundamental para compreendermos as necessidades destes animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...