Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 18 de abril de 2015

Exercicios para Cães Idosos


Assim como os humanos precisam se manter ativos para aproveitar a melhor idade, o mesmo vale para os cães e gatos idosos.

    À medida em que envelhecem, os animais têm a tendência a se tornar menos ativos, perdendo massa e tônus muscular. Esta inatividade propicia o ganho de peso, e a consequente sobrecarga das articulações, que não mais têm uma quantidade de músculos adequada para suportá-las. 


 Sobrecarregadas e sem o suporte adequado, as articulações ficam fragilizadas, e, portanto, mais sujeitas a acidentes como torções, deslocamentos, entre outras, além da já conhecida artrose (degeneração articular). Com tudo isso, os exercícios se tornam mais difíceis e dolorosos, levando o animal a uma inatividade ainda maior, o que acaba gerando um círculo vicioso.


 Para evitar, ou pelo menos retardar este processo, a prática de atividades anti-envelhecimento é altamente recomendada tanto para pessoas quanto para os seus bichinhos. Algumas atividades interessantes incluem:

  • Exercícios direcionados à manutenção da força, flexibilidade e equilíbrio;
  • Caminhadas curtas e frequentes, para uma melhor saúde do coração; e
  • Massagens para aliviar dores musculares, articulares, e outras.
    Algumas destas atividades vão exigir a orientação de um fisioterapeuta veterinário, mas sem dúvida os tutores podem ficar a vontade para praticar algumas caminhadas curtas diariamente, para manter a sua saúde cardiovascular - todos serão beneficiados! 

Além disso, é possível se aprender, junto ao seu médico veterinário ou fisioterapeuta veterinário, técnicas de massagem simples e que podem ser praticadas em casa com segurança.



ALGUNS EXERCÍCIOS PARA MANTER O SEU CÃO IDOSO ATIVO:

    Existem três tipos básicos de exercícios que podem beneficiar o cão em processo de envelhecimento:
  • Exercícios de movimentação articular passiva;
  • Exercícios que mantêm o equilíbrio e a circulação dos fluidos;
  • Exercícios que fortalecem os principais músculos de suporte ao corpo, como os dos membros.
    Os exercícios de movimentação articular passiva podem beneficiar tanto animais com incapacidades ou dificuldades motoras quanto aqueles que são fisicamente saudáveis. Eles são feitos sobre o animal deitado de lado, numa posição confortável. Cada membro deve ser gentilmente flexionado e estendido, de modo que cada posição seja mantida por cerca de dez segundos. Deve-se cuidar para que a posição do membro se mantenha parelela ao chão, para não se forçar as articulações; além disso, é importante não hiperextender os pulsos e tornozelos do animal. 

Fonte: meucaovelhinho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...