Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 12 de março de 2014

Cães e Gatos e Cancer de Pele




A Revista Veja desta semana  publicou uma interessante matéria sobre os riscos que o calor oferece para os animais de estimação. Entre eles, está o câncer de pele, que pode acometer cães e gatos.

 Transcrevemos a seguir a matéria e incluímos informações sobre uma maneira muito moderna e prática de tratar os tumores de pele nos pets usando a terapia fotodinâmica.

Cuidado com o sol!



 
O câncer de pele não é exclusivo dos seres humanos. A exposição prolongada ao sol é responsável pela incidência de câncer de pele em cães e, principalmente, em gatos — os bichanos são mais propensos em razão do hábito de passar horas tomando banhos de sol. Como os danos dos raios ultravioleta são cumulativos, a maioria dos casos envolve animais idosos.


Sintomas: 

a doença começa como uma manchinha avermelhada na pele e se torna uma ferida que não cicatriza ou, se cicatriza, volta logo em seguida

Áreas mais afetadas: 

 regiões do corpo com pelagem menos densa. Nos gatos, as lesões malignas tendem a surgir nas pálpebras, no focinho, na parte interna das orelhas e na região entre os olhos e as orelhas. Nos cachorros, a área de risco é o abdômen

 



Prevenção: 

é possível proteger as áreas de pouca pelagem com protetor solar FPS 30 tradicional, desde que sem perfume e hipoalergênico. Como os gatos têm o hábito de se lamber constantemente, o ideal seria evitar os longos banhos de sol

Tratamento: 

consiste na remoção cirúrgica ou na crioterapia, em que a lesão é queimada com nitrogênio líquido. Parece simples e até pode ser, quando ela surge na barriga. Nos gatos, porém, a doença afeta pálpebras, orelhas e focinho, o que pode resultar em deformação da face. Vale frisar que, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Raças com maior risco de desenvolver a doença: 

 animais de pelagem curta e branca. Como os tumores malignos costumam aparecer na cabeça, gatos e cães bi e tricolores, como fox paulistinha, bull terrier e whippet, também podem desenvolver a doença.


Trabalho científico escrito pelos Drs Buchholz e Walt da Suíça (e-mail para contato - buchholz@aoicenter.ch.) revisa a utilização veterinária da terapia fotodinâmica, que se estende muito além dos tumores de pele.

 Fonte: oncodema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...