Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cães e gatos:corte das unhas






As unhas dos cães e gatos diferem das do homem por estarem mais intimamente unidas ao osso da ponta do dedo. Seu leito é mais irrigado einervado e, se cortarmos demais, haverá sangramento e dor. Como saber então até onde cortar? Nos animais com unhas brancas é fácil, pois vemos os vasos sangüíneos na cor vermelha no leito ungueal e temos como evitá-los. Já nos de unhas escuras, é mais difícil acharmos o ponto certo de corte. Na dúvida, o melhor é irmos cortando aos poucos a fim de evitarmos acidentes.



Um bom parâmetro vara vermos se há necessidade de corte e até onde cortar é pormos o animal de pé e vermos se as unhas tocam o solo.




O tamanho correto da unha deve ser o que permite que as pontas das unhas toquem o solo, mas os dedos não fiquem dobrados. Isto se aplica aos cães, mas nos gatos, as unhas são retráteis e não tocam na superfície do solo. Inclusive, para cortá-las, precisamos fazer pressão nos dedos para expô-las.



Se ao cortar as unhas, houver sangramento, tenha calma. Segure um chumaço de algodão com água oxigenada sobre a unha e aclame o animal. Após algum tempo, o sangramento cessará.

 Fonte:cveuropa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...