Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Limpeza nas orelhas:facil e importante!!



Cães e gatos dependem muito de seus donos para cuidar da higiene e da saúde de seus ouvidos. Por serem estruturas bastante delicadas, a limpeza exige alguns cuidados especiais, para não machucar o pet e evitar inflamações, como otites, causando desconforto para o animal e até danos graves à audição.
Dentre as causas mais comuns de otites destacam-se fungos, bactérias, ectoparasitas, excesso de cera, corpos estranhos e processos alérgicos, revela a médica veterinária da Vetnil, Isabella Vincoletto. “As raças de cães de orelhas caídas são as mais predispostas a desenvolver o problema, já que a ventilação nos condutos auditivos é menor, tornando-os mais propícios à proliferação de micro-organismos”.
Quanto aos sintomas do problema, a veterinária diz que o pet que apresenta uma inflamação no ouvido logo se delata, coçando as orelhas com as patas traseiras ou sacudindo a cabeça. “O animal pode apresentar secreção purulenta no ouvido, com característica de mau odor, indicando que a infecção já está instalada. Em casos mais severos o animal pode apresentar desorientação e desequilíbrio, caracterizados por sinais neurológicos”.

Para prevenir as otites donos de animais de estimação devem cuidar da limpeza das orelhas de cães e gatos. Para isso, é importante levar em consideração alguns fatores como a produção natural de cera, a presença de pelos dentro das orelhas e a forma das orelhas. Segundo Vincoletto, a limpeza deve ser feita periodicamente, dependendo da observação desses fatores. “A produção de cera varia de animal para animal, portanto, é importante verificar regularmente como está a higiene das orelhas do pet”.
Os donos de animais de orelhas caídas devem ter cuidado redobrado, pois esses cães são mais predispostos a problemas de ouvido: o ambiente com pouca ventilação propicia a proliferação de micro-organismos.
O alerta da médica veterinária é para nunca introduzir objetos pontiagudos como cotonetes e pinças nos ouvidos do animal de estimação, pois isso pode machucá-lo, além de empurrar secreção (cerúmen) para o interior do conduto auditivo, agravando mais o quadro. “O uso de produtos ceruminolíticos pode diminuir a frequência das infecções micóticas ou bacterianas. A indústria de medicamentos veterinários já dispõe de auxiliares no combate aos sintomas clássicos da inflamação. Um exemplo disso é o Aurivet, da Vetnil, um medicamento com propriedades anti-inflamatória, antibiótica, antifúngica e analgésica, eficaz no combate aos principais sinais clínicos das otites”, completa a veterinária.
A dica para o dono do animal de estimação é observar o ouvido do pet para avaliar o acúmulo de cera e estar atento aos sinais clínicos decorrentes da otite. Caso haja constatação de que algo não está dentro da normalidade, o melhor é buscar a orientação de um médico veterinário de confiança.
Fonte:melhoramiga.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...