Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Cio e Gestação em Cadelas e Gatas



Quem tem fêmeas de cães e gatos deve estar atento ao momento em que os animais entram no cio, podendo acasalar e engravidar. O nascimento de filhotes geralmente traz muita alegria aos proprietários. Porém, para que não haja problemas nem grandes imprevistos financeiros, tudo deve ser muito bem pensado e planejado.
Nas cadelas, o primeiro cio geralmente acontece a partir do sétimo mês de vida em animais de pequeno porte e de um ano de idade em diante em animais de grande porte. Ele dura 21 dias, com ovulação entre o décimo e o décimo quarto, e se repete a cada cinco ou seis meses. "Os principais sinais são edema vulvar, corrimento sanguinolento, inchaço das mamas e comportamento mais dócil e quieto", comenta o médico veterinário Renato Renzo Romano, que atende na clínica Estimação Veterinária, em Curitiba.



Já as gatas têm o primeiro cio entre o sexto ou sétimo mês de vida. Ele também dura 21 dias, tem sinais menos visíveis do que nas fêmeas de cães e é bem mais freqüente. "Gatas que convivem com outras podem entrar no cio até uma vez por mês. Geralmente quando um animal entra, induz os outros a entrarem também. A isto chamamos cio induzido." Ao contrário das cadelas, as gatas costumam ficar bem mais ariscas nesse período.
Segundo Renato, animais de grande porte podem acasalar já no primeiro cio. Porém, é aconselhável que os donos de animais pequenos esperem até o segundo ou terceiro período fértil, quando já existe maturidade óssea. Na hora da escolha do pai dos filhotes, é indicado optar por um animal do mesmo tamanho da fêmea. Isso evita que os filhotes sejam muito grandes e que possa haver problemas no momento do parto.
O período de gestação dos felinos dura dois meses. Dos caninos, entre 63 e 65 dias. Até o parto, as fêmeas devem ser mantidas em locais protegidos do frio e podem voltar a receber ração de filhotes, mais rica em cálcio e proteínas.A grande maioria dos bichos tem parto natural e sem necessidade de auxílio dos proprietários. Porém, se após o período determinado de gestação o animalzinho não tiver dilatação e contrações é necessário buscar ajuda de médico veterinário. Nesses casos, pode ser indicada cesariana.
Os cães de pequeno porte geralmente têm entre dois e três filhotes. Os maiores têm uma média de oito, mas o número pode chegar a doze. Já os gatos podem ter entre dois e seis filhotes. 



Fonte:www.parana-online.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...