Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 21 de março de 2012

A sublime missão do Cão-Guia



No Brasil quase não observamos deficientes visuais com cão-guia, porém nas Regiões do Sul e Sudeste temos notícias da presença de alguns destes belos animais usados como auxílio da mobilidade dos deficientes.

 
 Algumas escolas que preparam cães-guias fazem gratuitamente, muitas delas existem nos Estados Unidos, isto não é de impressionar pois o espírito filantrópico do povo Americano já é bem conhecido. O deficiente visual que desejar ter um cão-guia somente gastará com o transporte e as despesas durante o período que ficar recebendo as instruções para utilizar e tratar o seu cão corretamente, em geral o treinamento dura um mês.
 Várias entidades de um modo geral, sempre exigem alguns requisitos básicos para que um deficiente visual possa ter um cão-guia gratuitamente; quando ele liga para uma entidade solicitando seu animal, é então remetido ao solicitante uma série de questionários a serem preenchidos pôr vários profissionais ligados à área de saúde tais como: Clínico Geral, Oftalmologista, Psicólogo e pôr uma pessoa ligada a alguma instituição que trabalhe com deficientes visuais, pessoas estas que possam atestar que o deficiente visual que hora solicita seu cão-guia possui condições físicas, mentais e econômicas de manter e cuidar adequadamente do animal solicitado. 
 Os cães utilizados para serem guias de deficientes visuais são geralmente pastores alemães, labradores e golden retrievers.
 Lembramos que cada instituição tem sua maneira própria de trabalhar e consequentemente diferentes maneiras de selecionar os solicitantes de cães-guias. De acordo com a Eye Dog Foundation for the Blind Inc; uma das muitas instituições americanas que treinam e fornecem cães-guias;  para que o deficiente visual possa adentrar no programa de obtenção de um cão-guia é preciso que preencha os seguintes requisitos básicos:
- Estar legalmente cego.
- Possuir boa saúde física e mental.
- Ter pelo menos cursado ou estar cursando uma escola secundária (não há idade mínima nem máxima para obtenção do animal).
-Ser capaz de prover alojamento adequado e querer o cachorro para propósitos de mobilidade. 





Como se inscrever na Eye Dog Foundation for the Blind?

Telefone 1-800-548-4337, ext. 314. Fale que gostaria de maiores informações sobre como solicitar um cachorro guia. A pessoa da Entidade lhe enviará um pacote com informações que incluirá uma ficha de inscrição e uma fita de áudio sobre todo o programa de treinamento.

O que acontece logo após o primeiro contato?

Será programada uma entrevista entre o solicitante e um representante do Departamento de Treinamento. Esta entrevista pode ser pessoalmente ou através de telefone. Seu propósito é ajudar a determinar as necessidades e capacidades do solicitante.

Sendo qualificado, quanto tempo até que se possa obter o cachorro?

O solicitante será convidado a participar de aulas quando a fundação estiver segura que tem uma escolha de cachorro satisfatório para o solicitante. O processo de treinamento é crítico para seu sucesso. É dada prioridade aos cachorros que já completaram todo o programa.

Quando o solicitante conhece o cachorro guia?

Nos primeiros dias de aula, o pessoal de treinamento avaliará as necessidades e capacidades antes de selecionar um cachorro. Uma vez feita a seleção, ambos começarão a treinar ao mesmo tempo.

Como o cachorro é escolhido para o solicitante?

São considerados vários fatores para a formação da dupla tais como: A habilidade global para controlar um cachorro, condições e o tipo de moradia que ambos terão no seu dia a dia. Como pessoa e cachorro tem temperamentos diferentes todas as diferenças são levadas em conta em toda fase de treinamento.

Em que consiste o programa de treinamento?

Classes têm aproximadamente 10 estudantes que vêm toda parte dos Estados Unidos e de muitos países estrangeiros. Sempre há dois instrutores pôr classe, assim nunca mais há que cinco alunos para cada instrutor.
O aluno começará a treinar em campus com sete acres de extensão, aprendendo habilidades básicas de como utilizar a correia do cão. Depois de alguns dias, o aluno começará a “viajar” a pequenas cidades perto do campus e depois gradualmente para áreas mais desafiadoras. O aluno treinará intensivamente sempre em uma grande variedade de locais inclusive através de estradas rurais, ruas de cidade, centros comerciais, lojas, e transporte público. O treinamento dura 25 dias. A noite há conferências de como cuidar do cachorro, e outros assuntos pertinentes tais como leis de acesso.

Quanto custa o treinamento?

Não há nenhum custo para o aluno residente nos Estados Unidos, Canadá e México incluindo também as despesas de viagem. Não há nenhuma taxa para a estadia durante o treinamento.

Qual é o primeiro passo?

Ligar o telefone 1-800-548-4337, ext. 314. Você receberá ajudar com a inscrição. Caso deseje mais alguma informação sobre o programa, favor falar com o Coordenador Geral na ext.324. 







Um breve histórico sobre a Guide Dogs for the Blind
 
 O ano era 1941. Em uma rua do centro da cidade de São Francisco, Ca. que Lois Merrihew se lembra de ter escutado pela primeira vez sobre a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.  Anos antes, ela tinha decidido realizar um sonho de infância; treinar cachorros como guia para cegos. Então resolveu dirigir-se a uma escola de treinamento de cães na costa oeste dos Estados Unidos. Ao chegar teve uma decepção esta escola não contratava mulheres como treinadoras de cães pois segundo a referida escola elas não tinham aptidões nem físicas nem emocionais para desenvolver este trabalho. Aquele tipo de pensamento apenas lhe deu mais força na realização de seu sonho de se tornar treinadora de cães guia para cegos. Ela uniu forças com um treinador de cães chamado Don Donaldson um ex-membro da “The Seeing Eye” - a primeira escola para treinamento de cães guia para cegos fundada em 1931 nos Estados Unidos - com Harzel Hurst assistente administrativo e angariador de fundos da Fundação Hurst em Monrovia Ca. Relata Lois - " Três anos depois - 1941- juntamente com Mr. e Mrs. Donaldson e a cadela “Blondie” foram até São Francisco e sendo apoiados pelo Sr. D.M. Linnard, antigo membro diretor da Fundação Hurst conseguiram demonstrar naquela fundação a utilidade e aptidões de um cachorro guia para cegos. Além da demonstração promoveram a idéia de criação de uma “Escola para cachorros de Guia para cegos” escola esta que funcionaria no norte da Califórnia. Sob a tutela de Don finalmente Lois consegue começar a treinar os cães guia para cegos.     
O envolvimento da América na guerra trazia a perspectiva de que muitos veteranos voltariam para São Francisco devido a ampla frente de batalha no Pacífico. Lois e Don ofereceram suas habilidades ao “Women´s Voluntary Serviçes” (AWVS). Com ajuda da Diretora do AWVS Mrs.Stanhope Nixon, e de outras colaboradoras tais como Mrs. Nion Tucker, nasceu a escola “ Guide Dogs for the Blind” A escola foi incorporada oficialmente no dia 27 de maio de 1942, iniciando suas atividades em uma casa alugada na cidade de Los Gatos, Ca., mudando-se para sua sede própria na cidade San Rafael Ca. Em 1947 onde se encontra até hoje. A primeira classe era constituída de dois estudantes, Mr.Lemoyne Cox de Oakland e Mrs. Marjorie Cosgrove de São Francisco ambos foram treinados com as cadelas "Lady" e " Vicki "- pastoras alemãs.  Na Terceira classe em outubro de 1942 incluía o veterano da Segunda Guerra Mundial o Sargento Leonard Foulk que, perdeu a visão com a idade de 26 anos quando seus binóculos foram atingidos pôr um franco atirador durante a batalha de Attu. O Sargento Leonard foi treinado juntamente com “Blondie” - a cadela propaganda- e ambos treinados pôr Lois que após esta formatura tornou-se Diretora Geral de Treinamento da escola.Guide Dogs for the Blind alcançou um patamar mais abrangente quando da inauguração de uma filial no estado do Oregon. A dedicação apaixonada de prover cachorros treinados para a Guide Dogs for the Blind, é um forte exemplo de como Lois Merrihew ajudou a criar a organização há mais de 50 anos atrás. Sua perseverança é um excelente exemplo serve como podemos ter um sonho e consegui realiza-lo.

 ASSOCIAÇÃO CÃO GUIA DE CEGO
Lucília A. Grimaldi (presidente)
Rua Lavradio, 74 - apt 31B - cep 01154-000
e-mail: sparisi@yahome.com.br (assunto: CÃO-GUIA, as mensagens serão encaminhadas à Associação)
São Paulo - S.P.  - telefone: (011) 3667-0288

Fonte: sac.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...