Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Como construir um aquário?



Projecto

É essencial que projecte o aquário em papel. Calcule todas as medidas, tendo em conta os mais ínfimos aspectos, inclusive a espessura do vidro. Se, por exemplo, esta for de 5 mm, à largura pretendida para a base terá de acrescentar mais 1 cm, proveniente da soma da espessura dos vidros frontais. Se isto não for tido em conta, os referidos vidros não encaixarão.

 
 
 
 
 
Material

Nesta primeira fase, vai precisar de vidros, um tubo de cola à base de silicone, uma seringa, um pano de flanela, álcool e uma pedra de polir. O vidro pode ser de qualquer tipo, desde que respeite as espessuras mínimas, para que, quando sujeito à pressão da água, o aquário não se parta. Alguns exemplos: para um aquário de 40 x 30 x 30 cm o vidro terá de ser de 3 mm de espessura; 100 x 60 x 50 = 7,5 mm; 150 x 80 x 70 = 17 mm. Para montar o aquário, vai precisar de sete painéis de vidro: fundo, frente, traseira e laterais. Tenha especial atenção ao corte dos painéis, lembre-se de que qualquer imperfeição pode dificultar, ou mesmo impedir, a colagem dos mesmos. Em relação à cola, dê preferência às de secagem rápida, indicadas para aquários. A seringa servirá para aplicar a cola. O pano de flanela vai ser-lhe útil para limpar as mãos e o aquário, com a ajuda do álcool, que desengordurará os vidros. A pedra vai servir para polir as arestas dos painéis, a fim de evitar acidentes.

Preparação dos vidros

Antes de iniciar a colagem, faça o polimento dos bordos, ou arestas, para evitar eventuais ferimentos. Depois, limpe-os com o pano de flanela embebido em álcool, para que a cola adira melhor.

 
 
 
 
 
 
Colagem

Para facilitar a colagem, e se a cola não possuir um aplicador, coloque-a dentro da seringa. Para colar os vidros, faça um cordão de cola na extremidade da face de um deles e aproxime a borda do outro. Inicie a colagem pelas laterais, colando-as uma a uma, formando um rectângulo. Utilize um esquadro para garantir que as paredes do aquário formam um ângulo de 90° entre si. Aguarde o tempo indicado para a secagem. Depois, cole o fundo, fazendo um cordão de cola ao redor do vidro, e coloque o rectângulo formado pelas laterais sobre este. Faça novo cordão de cola no perímetro interior, para reforçar a colagem lateral. À medida que for aplicando a cola, passe o dedo, para conseguir um melhor acabamento e uma colagem mais uniforme.

Teste

São necessárias, no mínimo, 24 horas para garantir uma boa secagem. Findo este tempo, teste o aquário com água. Se observar algumas fugas, esvazie-o e reforce a colagem onde for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...