Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cães nervosos




Cada cão tem sua própria personalidade, mas o nervosismo é um traço normalmente mal compreendido. Um cão nervoso precisará de cuidado extra ao ser apresentado a novas situações ou pessoas e pode ser mais desconfiado do que outros cães. Veja aqui algumas sugestões para ajudá-lo a lidar com um animal de estimação nervoso.

Embora o nervosismo seja muitas vezes herdado, há passos a serem tomados para reduzir os efeitos em seu cão. Socializar seu cão desde cedo, expondo-o a novas situações, vai ensiná-lo a não ter medo conforme for crescendo. Entretanto, você deve sempre ter cuidado para não estimular ou amedrontar demais seu filhote ou cão adulto.

Se um cão é nervoso, os sinais indicativos incluem lamber os lábios, evitar contato visual, uivar ou tentar fugir e se esconder. Se perceber estes sinais, tente tirá-lo da situação desagradável ou tente tirar de sua mente a ansiedade divertindo-o, brincando com brinquedos, por exemplo.




Se não perceber (ou, pior ainda, ignorar) os sinais de nervosismo, seu cão pode começar a se acovardar, colocar o rabo entre as pernas e arfar. Caso o cão mostre estes sinais, não force-o a enfrentar as situações para que "se acostume a elas". Se for continuamente forçado a passar por estas situações e for incapaz de escapar, pode reagir rosnando, pulando ou mordendo, em uma tentativa de se livrar do que está deixando ele nervoso.

É muito importante não punir seu cão por esse comportamento. Isso fará com que sinta que agressão é a única forma de se defender de situações amedrontadoras. Ele pode começar a ter medo de você.
Alguns cães podem ficar nervosos apenas com algumas coisas, como barulhos altos ou pessoas estranhas. Isso normalmente acontece depois de uma ou duas situações assustadoras ou se seu cão nunca passou por uma situação semelhante. Caso seu cão tenha este problema, você pode ajudar controlando sua exposição ao que o amedronta e premiando-o com carinho, brincadeiras ou comida.
Caso seu cão se comporta de forma agressiva, é importante discutir isso com o veterinário, ele pode indicar um consultor sobre comportamento canino.



Mesmo que seu cão não mostre sinais de agressividade, mas continue nervoso, ainda pode ajudar ensinando-o a ser mais obediente e calmo. Observe-o cuidadosamente e quando notar os primeiros sinais de nervosismo, tire-o da situação em que está, para ajudá-lo a relaxar. Fazendo isso, você mostrará a seu cão que pode confiar em você para protegê-lo.
Quando souber a causa do nervosismo, deve evitar a situação, mas comece a construir sua confiança através de brincadeiras. Mantendo seu cão ocupado, ajudará a tirar a mente dele de situações assustadoras. Atividades fí­sicas ajudarão o animal a ficar mais relaxado e confortável no ambiente em que está.

Quando seu cão estiver mais confiante, brincando com você e obedecendo a seus comandos, você pode gradualmente introduzi-lo novamente àquelas situações que o fazem sentir medo. Mantenha-o à uma distância segura e observe se há sinais de nervosismo. Antes de seu cão ficar nervoso, encoraje-o a brincar um pouco. Continue com esse exercí­cio até que tenha confiança para relaxar em uma situação assustadora. Não se esqueça de premiá-lo com comida e muito carinho, porque ele certamente merece!
Fonte: pedigree.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...