Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Hiperplasia Benigna da Próstata






A Hiperplasia Benigna de Próstata: uma patologia subdiagnosticada no cão

Mais de 80% dos cães não castrados maiores de 5 anos sofrem de Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).




O que é a Hiperplasia Benigna da Próstata?

Tal como acontece no homem, com o passar dos anos, o efeito das hormonas masculinas levam ao aumento natural da próstata do cão, dando lugar ao que se denomina Hiperplasia Benigna da Próstata.

 Uma próstata aumentada origina um mal-estar generalizado, uma vez que exerce pressão sobre os orgãos em redor provocando diversos sintomas. 

Também poderá levar a complicações associadas como quistos ou infecções. Os tumores da próstata são raros no cão mas existem vários tipos de patologias prostáticas benignas cuja detecção precoce é fundamental para tomar as medidas adequadas.







Sinais típicos da HBP

- Mais de 5 anos de idade
- Dificuldade em defecar
- Fezes aplanadas
- Alterações da urina (presença de sangue; dificuldade em urinar, perdas de urina intermitentes)
- Corrimento prepucial
- Dificuldade ao caminhar
- Dor lombar
- É um animal reprodutor


Se se verificar qualquer destes itens, poderá significar que o seu cão tem um problema de próstata. Nesse caso, deverá aconselhar-se com o seu Veterinário.




O exame clínico e análise sanguínea

No exame clínico o Médico Veterinário pode realizar um toque rectal para avaliar o volume da próstata. Trata-se de um exame indolor, sem qualquer risco para o seu cão.

 Outros exames específicos, como a ecografia que permite observar o aspecto interno da próstata, identificam o tipo de patologia prostática e mais recentemente foi desenvolvido um teste laboratorial que permite com uma simples análise sanguínea, como nos humanos, pesquisar um marcador canino da HBP.






Tratamento da HBP no cão

Actualmente, existe um tratamento eficaz, que se administram por via oral uma vez por dia, durante uma semana e o seu efeito dura até 6 meses.




Uma detecção precoce para um tratamento eficaz

Os cães com mais de 5 anos requerem uma atenção contínua para detectar sinais anormais. Quanto mais cedo forem observados, maiores serão as garantias de sucesso do tratamento. Hoje em dia, pode ser requerido o rastreio anual da HBP a todos os cães maiores de 5 anos; visto ser actualmente o método mais fiável no despiste desta doença.
Fonte: virbac.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...