Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cães e Lixo




Alguns cãezinhos adoram revirar uma lata de lixo. Os que estão abandonadas nas ruas evidentemente fazem isso porque estão muito famintos. Agora e os de casa? Alguns deles mexem no lixo e deixam os donos sem saber o que fazer com tanta bagunça feita pelo amiguinho de quatro pernas, sem contar o risco que ele corre de comer algo estragado e que faça mal.

É possível fazê-lo parar com isso? "Para que um cão pare de comer lixo, primeiramente é preciso determinar o que o leva a manifestar tal comportamento. Seria fome ou apenas uma manifestação comportamental?", declara a médica veterinária Stephanie Fernandes Mello , que atua na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais , na Clínica Personal Vet.


A alimentação dada ao animal deve ser observada. "O proprietário deve estar atento não só à qualidade da alimentação fornecida ao animal, como à frequência com que ela é oferecida e a quantidade. Fatores clínicos também podem influenciar no aparecimento desse comportamento, como uma verminose.







 Nesse caso, mesmo que o alimento fosse servido em quantidade, frequência e qualidade adequadas, os parasitas estariam absorvendo nutrientes cruciais para o animal, levando-o a um déficit nutricional, gerando então a fome exacerbada", alerta Dra. Stephanie.
Se não existir nenhuma irregularidade na alimentação e se o médico veterinário detectar nenhum problema como a verminose, comer lixo pode ser uma alteração comportamental. 

"Nos casos de transtornos comportamentais, o ideal mesmo é que se reprima tal comportamento no momento em que ele ocorre. Um "NÃO" firme, seguido de uma recompensa pode ser uma boa estratégia, além é claro, de manter o lixo longe do alcance do seu bichinho", explica a veterinária.
 




Ser firme com o animal quando o ver mexendo no lixo é necessário. O "não" tem que ser incisivo. Pode-se também usar uma garrafa pet, batida contra o chão para que faça um barulho forte, junto ao "não".

Há disponível no mercado também um produto que inibe lambeduras e mordeduras. Trata-se de um spray que pode ser aplicado em móveis e objetos, os quais o animal não deve pegar e morder. 


Ele deixa um gosto horrível no lugar e o cão aprenderá que ali não é bom de "colocar a boca". Vede bem o lixo, se possível tire-o do alcance do animal e seja firme com o cão, assim conseguirá acabar com esse problema, se ele for só comportamental.

Fonte:/http://expressaodigitalbr.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...