Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A Audição Felina



Quando falamos em audição animal, logo nos lembramos dos super ouvidos dos cães. Mas você sabia que a audição dos gatos é bem mais sensível e superior do que a dos humanos e que a maioria das raças de cães? 

 Pois é, de acordo com o médico veterinário Alexandre Gonçalves Teixeira Daniel, especialista em medicina felina, os gatos ouvem frequências de até 65kHz, enquanto os humanos ouvem até 20kHz. 

"As orelhas dos gatos têm movimentação independente e podem girar até 180 graus para melhorar a captação do som", diz o veterinário. 

 Os gatinhos nascem com os condutos auditivos fechados, e eles se abrem por volta da segunda semana de vida. "Com aproximadamente 12 dias os filhotes já viram a cabeça em direção a um ruído, e com 20 dias já distinguem sons conhecidos. A audição encontra-se totalmente operacional quando o felino atinge um mês de vida", aponta o Dr. Alexandre. 






 Doenças no aparelho auditivo.
 
As infecções parasitárias por ácaros - as populares "sarnas" de orelha - são as doenças mais comuns no aparelho auditivo dos gatos. "Problemas como as infecções bacterianas, também conhecidas como otites bacterianas, diferentemente dos cães, não são tão comuns nos felinos", aponta o médico veterinário, que nos alerta sobre uma questão importante: "gatos com orelhas não pigmentadas (brancas) que ficam expostos por longos períodos ao sol podem desenvolver tumores de pele, como o humano que se expõe a radiação sola".


 Um gato pode nascer surdo?
 
De acordo com o especialista, os gatos podem nascer surdos por diversos fatores. "Pode existir a surdez congênita, na qual o animal nasce com o sistema auditivo mal formado ou com ausência de uma ou mais estruturas do seu aparato. Problemas crônicos ou graves de orelha, se não forem tratados corretamente, também podem acarretar a perda definitiva da audição", explica.
O felino pode ser surdo de apenas um ouvido, no entanto, isso não muda muito o estilo de vida do gato. 




 As orelhas e a audição.
 
Por serem animais predadores na natureza, as orelhas dos felinos têm uma função muito importante, pois possuem 32 músculos (enquanto a dos humanos possuem apenas 6) responsáveis pela movimentação que colabora com a audição da maior frequência.



Os gatos brancos e a surdez.
 
Você sabia que a maioria dos gatos brancos com os dois olhos azuis são surdos? De acordo com Dr Alexandre, a genética para cor branca pode acarretar falhas em outros sistemas. "A formação do aparato auditivo pode ser alterada por essa genética. Por isso, cerca de 70% dos gatos brancos com os dois olhos azuis são surdos. Nos felinos com olhos de cores diferentes esse percentual diminui de maneira significativa", explica.


Nada substitui a consulta ao veterinário, e o especialista dá uma dica para os gateiros e gateiras observarem seus felinos em casa: "animais que estão com muita coceira, secreção, mau cheiro ou com a orelha baixa exigem atenção imediata e ida ao veterinário". 

Fonte: http://reino-dos-gatos.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...