Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Gatos Nervosos




Alguns gatos são mais ansiosos do que os outros. Não importa quanto carinho você mostre, ou a quantidade de novos brinquedos que você dá para ele, ele ainda vai ficar nervoso na presença de um barulho assustador. É preciso tempo para ajudar o seu gato superar sua ansiedade, mas tudo vale a pena. Podem haver muitas razões para deixar seu gato nervoso, mas as causas mais comuns são:
  

Experiências assustadoras anteriores

 
É um mecanismo de sobrevivência do gato, onde por exemplo, quando ele levar um chute vai ficar assustado. Então para se precaver, seu instinto o ensina a se antecipar para que isso não aconteça novamente.

 

Genética e a falta de confiança quando era um gatinho

 
Alguns gatos são mais nervosos do que os outros, devido à sua composição genética e com isso deve-se ter paciencia pois o gatinho não tem culpa. Outro período importante é a adolescência do seu gato. Este é o momento mais importante para que cresçam com confiança. Se um gatinho (até oito semanas de idade) é introduzido para as pessoas e ruídos em geral, é muito mais provável que eles se tornem um gato adulto confiante.




 

Com medo de barulhos

 
Se o seu gato é arisco quando há um monte de barulhos, como convidados da casa durante um jantar, há uma dica simples que pode ajudar o seu gato superar sua timidez.

Caixas de transporte são perfeitas, porque o seu gato vai poder ver o que está acontecendo fora. Coloque o seu gato em uma caixa que é deixada no canto de uma sala (de preferência não na cozinha, pois há abundância de esconderijos). Cubra a caixa com uma manta de modo que todos os lados, exceto a parte dianteira é coberta. É melhor apresentar a caixa para o seu gato durante um período de silêncio para que ele ou ela possa se acostumar com isso.

Ter um brinquedo ou algumas guloseimas também podem ajudar a incentivar o seu gato para ir para a caixa e se sentir seguro. Uma vez que o seu gato se acostuma com o novo ambiente, sente-se perto da caixa e fale, em seguida, peça para outras pessoas a falar nas proximidades para que o seu gato gradualmente se acostume a novos ruídos.

 Depois de um tempo, é difícil dizer quanto tempo pois para cada gato é um tempo diferente, o seu gato vai estar feliz em estar na mesma sala que outras pessoas, sem recorrer a se esconder na caixa. Essa tática também pode ser usada se você está com um gato novo nervoso em sua casa.




 

Ida ao veterinário

 
Pode ser bastante difícil encorajar um gato a entrar numa caixa de viajem para levá-lo ao veterinário, especialmente se eles estão nervosos.  Deixar a porta do veículo aberta e colocar alguns brinquedos ou guloseimas dentro, pode ser interessante para incentiva-los a entrar. Olhe para as caixas que têm os lados de malha fina para o seu gato pode ver o que está acontecendo ao seu redor. Isso fará com que eles se sintam mais à vontade do que ser mantidos na escuridão.

 

Brincar

 
Os gatos, se eles estão confiantes ou nervosos, gostam de brincar. Jogar um brinquedo, como um pássaro de borracha em um fio, vai ajudar a amadurecer os seus instintos naturais da caça, bem como ajudá-los a desenvolver a confiança. No entanto, não tente forçar, se o seu gato não quer brincar, acompanhe o tempo de seu gato, novas coisas podem ser bastante assustadoras para gatos tímidos.

Fonte: blupet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...