Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Lúpus


Lúpus em Cães, podemos falar que o sistema imunológico é uma barreira de defesa responsável por combater agentes patogênicos que por ventura entram no organismo, impedindo que se instalem ou eliminando-os depois de já instalados. Algumas vezes, por motivo desconhecido, essas células de defesa se voltam contra as células do próprio organismo, causando doenças denominadas autoimunes.

Uma destas doenças autoimunes é o lúpus que pode atingir humanos, gatos e principalmente cães. Esta   doença que pode manifestar-se como uma inflamação em qualquer parte do corpo, incluindo coração, rins, pulmões, articulações, pele, especialmente da face e do nariz, e também sangue. Existem dois tipos conhecidos de lúpus: o  LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico) e o DLE (Lúpus Eritematoso Discoide).  Elas se diferem: por o lúpus sistêmico poder afetar todo o corpo enquanto o lúpus discoide poder afetar apenas a pele.


Causas

As causas para estas doenças são desconhecidas, podendo ser tanto por fatores genéticos como ambientais. Especialistas acreditam serem hereditárias e os cães já serem geneticamente predispostos a desenvolverem um dos tipos de lúpus. Somado a isto, fatores ambientais como luz solar e produtos químicos podem contribuir para o desenvolvimento do lúpus.

As raças que mais frequentemente são atingidas por esta doença são: Shetland Sheepdog, Collie, Afghan Hound, Beagle, Setter Irlandês, Old English Sheepdog, Poodle e Pastor Alemão.




Sintomas

Os sinais clínicos são muitos e variam de leves a graves dependendo dos órgãos afetados.
 O lúpus sistêmico pode causar:
1. artrite
2. claudicação (que é uma sensação dolorosa nos membros inferiores devido à insuficiência de circulação)
3. inflamação das articulações e músculos, inclusive o do coração
4. lesões e infecções de pele
5. perda de pelo em cães.
6.  febre
7. gengivas pálidas
8. aumento da micção


Por afetar as articulações e músculos, o animal pode tornar-se letárgico e, quando atinge órgãos importantes do corpo, pode levar à anemia, anorexia, confusão, convulsões e a um aumento do fígado, baço e linfonodos, confusão e convulsões.

O lúpus discoide, por sua vez, pode causar:

1. afeta apenas a pele, especialmente da face e focinho.
2. lesões e feridas causando uma mudança na aparência da mesma e despigmentação do nariz.
3. aos poucos, a pele das áreas afetadas pode começar a descamar.
4. com frequência, desenvolver úlceras.



Diagnóstico e Tratamento

Por serem tão variados, os sinais clínicos fazem com que o lúpus possa ser confundido com muitas outras doenças. Além de um detalhado exame físico, são necessários diversos exames laboratoriais como hemograma, leucograma, exame de urina, teste de anticorpos antinucleares, teste de imunofluorescência e biópsia da pele para diagnosticar a doença.

Infelizmente, o lúpus não pode ser curado, mas seus sintomas e complicações podem ser atenuados com tratamento apropriado. O tratamento é em grande parte determinado por fatores como: órgãos afetados pela doença, sua gravidade, estado geral de saúde e bem-estar do animal.

No geral, pode-se:

1.  Usar anti-inflamatórios esteroidais ou não esteroidais.
2. Para casos mais graves, medicamentos imunossupressores.
3. Os animais não devem ser expostos à luz solar forte, precisando usar filtro solar potente.
4. Tomar suplementos de vitamina E.
5. Em casos muito graves, a internação inicial para equilibrar o metabolismo animal, pode ser necessária.

Se o bichinho não estiver se movimentando direito, os cuidados com higiene e limpeza do ambiente precisarão ser redobrados. Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, os sintomas do lúpus em cães podem ser controlados em grande medida e eles podem sobreviver muitos anos sem grandes complicações. É importante não esquecer que seu cãozinho precisará de ainda mais do seu carinho e atenção.

Fonte: http://dicas.petlove.com.br
Lúpus em Caninos
Lúpus eritematoso em cães podem ser de dois tipos, a saber, o lúpus eritematoso sistémico (LES) e o lúpus eritematoso discóide (DLE). Lúpus sistémico ou LES pode literalmente afectar qualquer parte do corpo, mais comumente articulações, pele, sangue e os rins. Por outro lado, o lúpus eritematoso discóide não afecta todo o corpo, em vez disso ele ataca apenas a pele, especialmente da face e do nariz. Em cães, lúpus discóide é encontrado para ser mais prevalente do que o lúpus eritematoso sistêmico.
- See more at: http://caes.topartigos.com/doenca-de-lupus-em-caes.html#sthash.YathrGdw.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...