Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Tosse seca em Cães Idosos


A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) esquerda é um problema que acomete principalmente os cães maduros ou idosos de pequeno porte. Ele ocorre por conta de uma falha na valva mitral (uma "portinha", que separa o átrio do ventrículo esquerdo), que permite que o sangue volte de um compartimento para outro do coração. A causa dessa falha pode variar bastante: pode ser um problema genético, pode ser uma doença degenerativa, ou até mesmo uma infecção (comumente causada por bactérias que se deslocam dos dentes com doença periodontal para o coração).

Os cães que têm essa falha apresentam o chamado "sopro cardíaco", que é um ruído diferente que o veterinário ouve enquanto examina o coração, e que ocorre por conta do barulho que sangue faz quando volta de uma câmara para outra. Em condições normais, o sangue flui apenas dos átrios para os ventrículos (ver esquema abaixo); no caso destes pacientes, parte do sangue do ventrículo esquerdo volta para o átrio. O sopro indica apenas que o coração está doente, mas não necessariamente insuficiente. Quer dizer: mesmo com o sopro, há muitos indivíduos cujos corações continuam dando conta do recado normalmente - e não precisam ser medicados, nem necessitam de cuidados especiais. 



Quando o coração deixa de conseguir bombear corretamente o sangue é que se diz que o cão tem insuficiência cardíaca. É nesse momento que ele começa a apresentar sinais, como cansaço, sono excessivo, e a característica tosse seca (que parece um engasgo). Além dos sinais e do sopro, o diagnóstico pode ser confirmado com o auxílio de radiografias e do ecocardiograma



O eletrocardiograma destes cães costuma ser normal, e, por isso, este exame não tem grande valor diagnóstico para estes casos. Uma vez confirmada a insuficiência, o cão precisa ser tratado. O tratamento, geralmente feito com diuréticos e outras medicações anti-hipertensivas, associadas a uma dieta diferenciada, visa a diminuir o volume de sangue a ser bombeado pelo coração, de modo que ele não precise se esforçar tanto. O cão ainda pode fazer exercícios, porém, estes devem ser moderados.


 É importante ressaltar que este problema não tem cura; o tratamento apenas retarda a sua progressão, e dá conforto respiratório ao animal. Os medicamentos usados no tratamento da insuficiência cardíaca infelizmente possuem efeitos colaterais, e podem acabar afetando os rins (cabe notar que o simples fato de haver um problema cardíaco já costuma ter efeitos negativos sobre os rins). Os pacientes que estão em tratamento para insuficiência cardíaca devem ser acompanhados de perto pelo veterinário, e podem precisar de reajustes e trocas de medicamentos conforme o problema for progredindo. 

Leia mais na Fonte: http://www.meucaovelhinho.com.br/saude/icc-esquerda-a-tosse-dos-velhinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...