Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 14 de março de 2015

Gatos Noturnos


Um dos problemas mais frequentes que aparecem nos gatos é a da atividade noturna. Muitos gatos têm hábitos noturnos que podem impedir-nos de descansar bem.

A primeira coisa que devemos saber é a que se deve esta atividade noturna. Para fazê-lo temos que entender os seus instintos animais de caça. Os gatos estão fisicamente capacitados para capturar as suas presas de noite, e esse instinto está presente neles, embora sejam domésticos e embora não tenham fome.

Recordemos que o gato é um animal que não caça por fome mas por instinto, por isso apesar de lhes darmos uma boa alimentação, se não contar com bastante atividade durante o dia, procurará forma de a realizar à noite.



Porquê à noite? 

Pois porque a sua visão está adaptada para trabalhar muito bem com pouca luz e nessas sente-se muito bem.

Outro dos problemas deste tipo de atividade noturna é que pode ocorrer que o gato nos aborreça enquanto dormimos e que nos “ataque”. Isto não quer dizer que o gato seja agressivo ou que não goste de nós, mas o seu instinto fá-los estar atentos e prontos para o ataque quando vê movimento.

Outra das causas pelas quais aparece esta intempestiva hiperatividade é porque os gatos dormem muito durante o dia, o que lhes dá bastante energia para a sua “vida noturna” em que se exercitam e dão rédea solta à sua natureza caçadora.




E como o solucionamos?

Agora que conhecemos a razão desta atividade noturna, é fundamental saber como solucionar esta conduta e mudar o seu comportamento.

A primeira coisa que se recomenda é não permitir durante o dia que o gato descanse tanto, já que assim terá todas as energias acumuladas para estás desperto durante a noite. Com isto não queremos dizer que não se lhe deixe dormir um pouco, já que p repouso diurno é necessário para eles, mas que se controlem as horas.

Temos que ser capazes de o fazer brincar durante o dia, sobretudo nas horas da tarde. Além destes jogos, devem estimular o seu instinto de caçador para que este também fique satisfeito.

 Perseguir algum brinquedo, um cordel ou uma luz são bons jogos para fazer com ele. Pelo contrário, não se recomendam jogos de contacto físico já que o gato ao brincar pode agredir-nos com as suas unhas ou dentes.

Fonte:  gatosmania.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...