Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

terça-feira, 15 de março de 2011

Pancreatite em Cães e em Gatos


No cão adulto, a insuficiência pancreática ocorre por causa de uma inflamação crônica do pâncreas (pancreatite). Em ambos os casos a doença se manifesta por diarréia e má digestão.

 Sintomas:

Os cães que sofrem de insuficiência pancreática apresentam uma diarréia crônica acompanhada de emagrecimento, que algumas vezes é considerável e surpreendente, em virtude de o animal apresentar maior apetite. As fezes podem ser abundantes, mal-cheirosas (cheiro de manteiga rançosa) e são, quase sempre, pastosas, uniformes e claras. Mas estes sintomas tão característicos nem sempre são muito evidentes, e pode acontecer que o animal afetado por insuficiência pancreática tenha fezes totalmente líquidas e de uma cor menos típica. Além disso, não é raro o cão comer suas próprias fezes, apresentando problemas de pele relacionados com a má assimilação dos alimentos.


Na origem desta doença está a redução e até mesmo a falta de secreção pancreática, a redução da ativação, ou da atividade das enzimas pancreáticas. Em condições normais, o suco pancreático permite a digestão dos açúcares (glicídios), dos protídeos e das gorduras (lipídios) de origem alimentar, graças às enzimas que contém (principalmente a tripsina, a amilase e a lipase pancreáticas).
A doença é diagnosticada, geralmente, através de um exame clínico, sendo na maior parte dos casos confirmada por exames complementares e laboratoriais. Os exames procuram nas fezes a presença de glicídios, lipídeos e protídeos. A gravidade da doença depende da irreversibilidade das lesões. É tanto maior quanto mais jovem for o cão, já que a insuficiência pancreática provoca um atraso considerável no crescimento e no aumento de peso; aliás, o tratamento é menos eficaz no filhote do que no adulto.
Fonte:vetclinic.com.br
Autor: Dr. Luiz Celso Didone de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...