Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2011

Porque os Cães abanam as caudas??


Abanar o rabo é um típico comportamento canino que nem sempre expressa felicidade.
Existe uma grande curiosidade sobre porque os cães abanam o rabo e a explicação para esse típico comportamento canino é bem mais complexa do que se imagina. Para muita gente, abanar a cauda é um sinal de contentamento, mas na verdade, nem sempre é isso que o cão sente e não significa que esteja feliz...
Os cães abanam o rabo quando estão em um estado de expectativa, esperando que algo aconteça, ou, quando estão em dúvida sobre a atitude a adotar, e aguardam até que a situação se defina. Mas são as emoções que determinam a posição do rabo e a intensidade dos movimentos.
Por exemplo, rabo totalmente levantado e movimentos rápidos indica alto grau de excitamento, atitude típica de um cão dominante, curioso, que pode, tanto estar alegre quanto prestes a atacar.
Rabo semi-ereto com movimentos lentos significa que o cão está em estado de atenção, com receio de se aproximar, ou desinteressado e pouco curioso.
Rabo totalmente abaixado sem movimento, atitude comum em cão submisso, pouco motivado e com medo.
Abanar o rabo também pode expressar contentamento, mas é o contexto define a intenção do cachorro. Quando o cão está diante do dono, ele abana o rabo porque está ao mesmo tempo alegre e ansioso, num estado de expectativa pois sabe que algo de bom vai acontecer. Por outro lado, ao ver um animal se aproximando, abanar o rabo é a manifestação de um conflito entre a curiosidade e o receio de entrar numa fria.
A intensidade do medo ou de coragem influenciam a posição do rabo e a velocidade dos movimentos. 


 Odores presentes na região do anus são liberados mais facilmente quando o cão mantém a cauda ereta e a movimenta rápido. Cães dominantes adotam essa postura antes de atacar.
Em estudos recentes sobre o cérebro canino, pesquisadores descobriram que a parte esquerda do cérebro desperta emoções positivas, ligadas a sentimentos de apego e aproximação, que provocam relaxamento e despertam afetividade. Já o lado direito do cérebro atua como um sensor de perigo, estimulando atitudes de afastamento, fuga e luta geradas por emoções negativas como medo e agressividade.
Como o cérebro age de maneira invertida, abanar o rabo para a direita significa alegria e afetividade, ao contrário, rabo para a esquerda é sinal de que o cão está apreensivo. Na dúvida, é melhor não provocá-lo!
Saber interpretar esses sinais é muito importante, pois para os cães, o corpo é sua maior forma de expressão.
Fonte:espaçoanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...