Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

Cães podem ter Insônia!



Infelizmente nossos amigos peludos podem ter dificuldades para dormir, e até mesmo, ficam sem dormir durante algumas noites, é a tal insônia!
Os motivos para tirar o sono de nossos cãopanheiros podem ser vários, um deles é de fundo emocional. O animal pode estar sofrendo de tensão, ansiedade e stress, muitas vezes o cão sofre desses males pois, por serem animais muito sensíveis, acabam captando os sentimentos e emoções dos humanos e, sofrem junto! =/ Sempre dizemos e hoje, repetimos: consulte sempre um médico veterinário para analisar os sintomas e cuidar devidamente do seu peludo, mas vale ler nosso post sobre “O poder das plantas e os cães”, existem remédios naturais, chás e florais que podem combater esses problemas emocionais dos cães.


Outra causa  de insônia pode ser  resultado de problemas físicos, como dores por artrite, lesões, pulgas, alergias, etc. Nesse caso, não tem jeito, a primeira coisa a ser feita é levar o animal ao veterinário, pois ele não está dormindo porque está SOFRENDO com DOR, que pode vir até a ser uma doença grave.
E por falar em doença, seu cão pode estar doente e já estar se tratando, ótimo! Mas você sabe se o medicamento que ele está tomando tem algum efeito colateral? É, a insônia pode ser um dos efeitos colaterais do remédio, e este, está “roubando” o sono do seu aumigo.
Os peludinhos de mais idade  podem acordar com mais facilidade e tendem a ter mais dores, mais problemas de saúde, o que pode prejudicar no sono, além disso, a visão pode já estar comprometida com a idade mais avançada e aí o animal pode vir a ter medo de ficar no escuro.
Para os idosos e também para os cães, independente da idade, que têm medo de escuro, é aconselhado deixar no local em que fica a caminha, uma luz baixa e fraquinha, só para clarear levemente o ambiente e o animal se sentir mais seguro para poder relaxar numa boa noite de sono.
Para finalizarmos esse assunto…seu peludo tem MUITA energia mas você não tem tempo de levá-lo para passear? Não consegue ficar um tempo brincando com ele de jogar bolinha? Ele fica preso o tempo todo? Seu aumigo, sem dúvida, precisa gastar as energias que ele tem de sobra!
Muitos cães não conseguem dormir durante a noite pois têm energia acumulada e estão “elétricos”, não querem saber de cama e sim, de correr, brincar, pular…Nesses casos, é necessário que o animal pratique mais atividades fisícas para liberar essas energias, a fim de que,no final do dia, ele deseje sua “boa e velha” cama.


Não se esqueçam que insônia não é normal, se o seu cão está sofrendo disso, tem algo de errado, NÃO DEIXE DE LEVÁ-LO AO VETERINÁRIO!
E para garantir uma noite de sono bem gostosa para o peludo aí, deixe sempre ao alcance dele uma cama confortável, limpinha, se estiver muito frio, roupinha e cobertor, e até uma música, tranquila e  baixinha no local, pode colaborar para uma boa noite de sono do seu aumigo.
Fonte:ultradog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...