Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

Esporotricose



Esta é uma doença fúngica zoonótica, ou seja, pode também acometer o homem. É provocada pelo fungo Sporothrix schenkii que é encontrado no solo, plantas e material em decomposição.
A infecção vai ocorrer quando o fungo é inoculado no tecido subcutâneo, atráves de um arranhão, mordedura ou machucado. Além disso, o animal que entra em contato com esse fungo, pode mante-lo por exemplo nas unhas, sem desenvolver a doença e quando arranha o homem, ou outro animal, tranfere o fungo levando a infecção. É uma doença mais observada em gatos que em cães, principalmente os machos que vagueiam e lutam por território e fêmeas.
A doença pode se apresentar na forma cutânea, onde encontramos nódulos que posteriormente viram feridas e abcessos, ou disseminada, onde vamos ter o acometimento sistêmico, levando a febre, inapetência e prostração. Quando aparece na forma pulmonar, vemos espirros, fadiga, tosse com ou sem catarro, sangramento nasal e dificuldade respiratória.
Para chegar ao diagnóstico é fundamental avaliar o histórico do animal, como disse anteriormente, animais que frequentam a rua e os brigões são grandes canditados a adquirir a doença. Além disso, é muito comum também que o proprietário chegue a clínica reclamando que já fez tratamentos com antibióticos e pomadas e as feridas não cicatrizam. Para confirmação do diagnóstico existem exames específicos de citologia da lesão.


 O tratamento é a base de antifúngico e por um longo período, mínimo de 30 dias. É indispensável que este tratamento seja feito corretamente, nas doses, frequencia e tempo determinado pelo médico veterinário, pois caso contrário a recidiva é certa.
E vamos lembrar que esta é uma doença zoonótica e as precauções adequadas devem ser tomadas para prevenir a infecção. Então você proprietário que tem um animal com esporotricose, deve sempre lavar muito bem as mãos constantemente, sempre que for manusear o animal, seja por conta de curativo ou administração de medicamento, é indicado o uso de luvas.
O ideal é restringir o local de permanência desse animal na casa e não permitir que ele vá a rua durante o período de tratamento. Roupas de cama, estofados e todo local que o animal tiver acesso deve ser muito bem higienizado.
Fonte:dicasveterinarias.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...