Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

Hipotireodismo




Ganho de peso, queda de pêlo e outros problemas dermatológicos — esses sintomas podem estar relacionados a uma série de doenças. Uma delas é o hipotireoidismo, uma doença que aparece com mais freqüência em cães do que em gatos. É caracterizada por uma queda na produção dos hormônios da glândula tireóide, que tem uma importante função na regulagem do metabolismo.


Causas

A diminuição da produção e secreção dos hormônios tireoideanos é a causa básica do hipotireoidismo. A produção destes hormônios é influenciada pelas glândulas pituitárias (ou hipófise), hipotálamo e tireóide. Embora problemas possam ocorrer em qualquer parte deste circuito glandular, mais de 90% dos casos ocorrem quando há destruição da glândula tireóide pelo próprio organismo.
Cinqüenta por cento desses casos ocorrem quando o próprio sistema imune do animal ataca as células da tireóide; o restante dos casos ocorrem por atrofia do tecido tireoideano por infiltração gordurosa, forma esta ainda de origem desconhecida.
Que pets podem desenvolver o hipotireoidismo?
Os cães são muito mais afetados que os gatos, sobretudo na faixa etária de 4 a 10 anos, nos portes médio a grande, sendo mais raros nos de porte toy e miniatura.
Existem certas raças com uma maior predisposição, como Golden Retriever, Dobermann, Setter Irlandês, Teckel, Cocker e Airdale Terrier.
Como saber se meu cão tem hipotireoidismo?
Já que o hormônio tireoideano é necessário para o metabolismo celular adequado, sua deficiência irá afetar a função metabólica de várias partes do corpo, logo não haverá um sintoma específico para o hipotireoidsmo.


Analisados de uma maneira conjunta, todos esses sintomas fazem o veterinário suspeitar do hipotireoidismo.

 >> ganho de peso/obesidade
>> queda de pêlo
>> apatia
>> letargia
>> pêlo ressecado
>> hiperpigmentação da pele
>> hiperqueratinização da pele
>> colesterol alto
>> anemia

Tratamento

A doença é diagnosticada através de exames bioquímicos no sangue que verificam os níveis dos hormônios tireoideanos T3 e T4. O hipotireodismo pode ser tratado com hormônios sintéticos.
 Fonte:Petsite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...