Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cuidados com o Focinho dos Cães



O nariz e um orgão essencial na anatomia dos cachorros, e deve-se ter todo o cuidado e atenção em relação a qualquer anormalidade com o mesmo. Porque é o olfato o sentido mais importante para os cachorros, e por meio do seu faro apurado, o cachorro consegue identificar pessoas, perceber cheiros que estão bem distantes, e até mapear os locais, conseguindo se orientar inclusive em lugares extranhos. E tudo isso acontece, porque no interior do nariz dos cachorros existem receptores especificos chamados de protéicos,  que são células muito sensíveis aos odores, e se localizam na mucosa nasal, e ao perceber e sentir os odores são responsáveis por identificá-los. 
Essas células também estão presentes em outros animais, inclusive nos seres humanos, mas existem em muito maior quantidade no nariz dos cachorros. Existem inclusive cachorros treinados, que são utilizados como farejadores, e que auxiliam os policiais a identificar drogas, substâncias proibidas e prejudiciais a saúde. Em lugares difíceis de serem encontradas, como malas e armários fechados, e tambem no trabalho de busca e salvação de pessoas em escombros de desabamentos, enchentes ou acidentes automobilisticos. O trabalho extraordinario e insubstituivel realizado por estes cachorros, somente é possivel graças ao seu complexo, sofisticado, e evoluido sistema olfativo. E o nariz dos cachorros, são normalmente úmidos porque eles não possuem glândulas sudoríparas como os seres humanos.


Sendo que o nariz seco ou quente, é indício de problemas de saude como infecções por bacterias ou viroses. estas patologias deixam o nariz do cachorro seco e com a temperatura alta, e doenças como cinomose também podem ser caracterizadas pelo nariz ressecado. Caso os cachorros não apresentem características normais, como nariz ou focinho molhado, pois estes sintomas podem sinalizar a ocorrência de uma doença grave. O nariz, ou focinho gelados nos cachorros é sinal de saúde. e o que mantém o focinho do cachorro sempre frio e molhado, é o fato de que esses animais regulam a sua temperatura corporal. Ou seja, o grau ou perda de calor do corpo, por meio da respiração, pois os cachorros estão sempre respirando com a boca aberta e a língua para fora. Deve-se então a qualquer constatação de indicio de anormalidade como nariz seco ou com temperatura alta procurar rapidamente o auxilio veterinario. 
Fonte:cachorrosblog.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...