Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Caes que latem demais...


Uma coisa que a gente ouve sempre são reclamações de pessoas que não agüentam mais ouvir o cachorro do vizinho latindo o dia inteiro, ou a noite inteira. É um tal de perguntar se existe alguma coisa para fazer o cachorro dos outros calar a boca... Muitas vezes o próprio dono do cachorro reclama que seu peludo late muito. Alguns quando ficam sozinhos, outros até mesmo quando a família toda está em casa.

 
Latir é uma coisa normal para os cães.
 
Nada mais é do que um meio de se comunicar, de “falar” e expressar suas necessidades.
Latir é saudável, mas não quando este comportamento se torna tão repetitivo a ponto de incomodar as pessoas ou de deixar o próprio cão em um estado tal de ansiedade que acaba por deixá-lo estressado.

Um cachorro que late muito com certeza tem seus motivos, e estes motivos devem ser analisados e, sempre que possível, precisam ser tratados.

Quantos donos sofrem com a ameaça de ter que se desfazer de seu cachorro porque ele late demais e incomoda os vizinhos. Em apartamentos existe sempre a possibilidade de ter que se livrar do cachorro por pressões do condomínio. Em casas é o risco de um vizinho perverso acabar envenenando o cachorro.
Os motivos que levam um cão a latir excessivamente são muitos. Desde solidão, tédio, até o fato de ser muito nervoso e reagir a qualquer barulho a sua volta. No entanto o resultado final acaba sendo quase sempre o mesmo. Donos frustrados e cansados. Vizinhos irritados. Cachorros estressados.




 - Algumas dicas para identificar a causa dos latidos:

O primeiro passo para a gente fazer um cachorro parar de latir como um louco é entender por que cachorro late. Abaixo colocamos uma lista com as principais causas deste comportamento:
      • Para avisar que existe algo estranho ou perigoso por perto.
      • Para chamar a sua atenção e pedir carinho e companhia.
      • Porque está entediado, com excesso de energia, ou estressado e tenta se comunicar com outros cães da vizinhança.
      • Porque está assustado.
      • Porque aprendeu a latir com outros cachorros (que moram ou não na mesma casa), ou você mesmo o ensinou sem querer, atendendo, brincando, ou dando carinhos quando ele late.
      • Por condicionamento. Como, por exemplo, latir para o interfone já que sempre chega alguém depois.
      • Por excesso de estímulos, como quando o cachorro é provocado por pessoas e outros cães que passam pelo portão, ou pela visão de outros animais pela varanda de um apartamento.


- Algumas dicas para ajudar o seu filhote, ou cachorro adulto, a se controlar:


• Elimine a fonte que alimenta os latidos do peludo.

Se o seu cachorro late muito porque vê as pessoas através do portão coloque alguma barreira visual entre ele e a rua, como uma madeira ou uma placa de metal, por exemplo. Ele late muito na varanda envidraçada? Experimente colocar um insulfilme espelhado virado para dentro.
O problema é o interfone? Peça para o porteiro ligar algumas vezes por dia sem que haja alguém para subir.
Nunca atenda o seu cão enquanto ele está latindo. Mesmo sendo difícil ignore-o até ele para de latir.
Se o seu bicho sofre de solidão tente arranjar um passeador que possa vir 2 vezes por dia enquanto você está fora, ou pense em contratar uma pessoa que possa vir todos os dias, por meio expediente, para lavar uma louça, passar uma roupinha, e fazer muita companhia para o totó. Nem fica tão caro assim e você pode se informar no seu prédio se tem uma outra pessoa passando pelo mesmo problema e que queira contratar esta pessoa para o outro meio expediente.

• Ensine o comando "Quieto".

Comece a treinar o seu peludo a parar de latir depois de dois ou três latidos. Quando ele estiver latindo dê o comando “quieto”. Segure o fuço dele se for preciso ou use um spray de água bem na cara (experimente usar um destes borrifadores para plantas. Regule o bico para que saia um jato direto e não uma nuvem de água). Assim que ele calar o bico faça o maior carinho do mundo.

• Exercite seu cachorro regularmente e rotineiramente.

Cachorros precisam de rotina para evitar e aliviar estresse. Dependendo da raça, o exercício físico é imprescindível para que ele tenha oportunidade de gastar toda a energia acumulada durante o dia, além de manter o corpo em forma e saudável.
Fonte:bitcao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...