Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Exame de Saúde Caseiro para Gatos



Entre as visitas ao veterinário, você pode fazer muitas coisas para vigiar a saúde do seu gato e pode até mesmo prevenir contra o surgimento de problemas.
Ninguém conhece melhor o gato que o próprio dono e com a ajuda do nosso exame de saúde caseiro em cinco pontos, você pode tornar-se os olhos e ouvidos do seu veterinário e fazer ao seu gato um exame mensal.
Logo, se você detectar sinais de problemas de saúde, pode contactar o veterinário e providenciar tratamento antes que algo sério se desenvolva.
Exame de saúde caseiro mensal em cinco pontos: 

1. Exame de peso

Pese o seu gato e observe também se houve mudanças no peso olhando por cima do animal para ver se existe uma discreta "cintura" atrás das costelas.
. Coloque as duas mãos nas costelas do seu animal de estimação. Se o seu gato estiver dentro do peso certo, você poderá sentir as costelas, as quais, no entanto, não devem evidenciar-se muito.
. Procure bolsas de gordura na região das virilhas entre as patas traseiras e abaixo da barriga.
Se o seu gato estiver acima do peso, converse com o seu veterinário sobre programas de redução de peso. Deve eliminar petiscos esporádicos e alimentar o animal unicamente com refeições e petiscos apropriados e aprovados. Certifique-se de que o animal faz também um pouco de exercício, começando lentamente com breves períodos de actividade e aumentando gradualmente o tempo de actividade.
Se achar que o seu gato perdeu peso inesperadamente, deve fazer uma visita ao veterinário para ser efectuado um exame. 

2. Exame de pelagem e pele

. Afague o pelo do seu gato, este deve ser uniformemente macio da cabeça à cauda. Separe o pelo perto da cabeça e ao longo da espinha para procurar por caspa de menor ou maior intensidade ou cortes.
. Procure sinais de pulgas (sedimentos ou grãos negros) na base da cauda, na parte posterior e na região do estômago. (Pode fazer o tratamento contra pulgas com champôs, "sprays", preparações específicas e pós.).
. Se o seu gato tem uma pelagem baça ou opaca, pode ser que tenha alguma deficiência de nutrientes ou doença. Fale com o seu veterinário acerca das condições subjacentes.




3. Exame de olhos e ouvidos

Olhos
. Puxe suavemente para baixo a pálpebra inferior do seu gato. A região deve ser rosada.
. A região branca dos olhos do animal deve ser de um branco brilhante sem sinal de vermelhidão.
. Observe se o tamanho da pupila é normal e verifique a reacção da pupila à luz.
. Fique atento em caso de evacuação colorida ou excessiva que é um sinal de infecção.
Ouvidos
. Os ouvidos do seu gato devem estar limpos, ter cor rosada (mas não um rosado brilhante) e livres de sedimentos e odores fortes.
. Procure cerume, especialmente cerume negro, que pode indicar a presença de acarídeos ou infecção.
. Faça uma visita ao seu veterinário caso detecte quaisquer problemas nos olhos ou ouvidos do seu animal de estimação.

4. Exame de dentes e gengivas

. Afaste os lábios do seu gato das gengivas e faça pressão firme com um dedo sobre um dente superior. Após retirar o seu dedo, a marca branca causada pela pressão do mesmo na gengiva deve voltar à cor rosada.
. Abra a boca do animal para inspeccionar todos os seus dentes. Procure acumulações de tártaro que podem ser de cor amarela a castanha escura e podem igualmente originar doenças nas gengivas. Essas acumulações devem ser extraídas por veterinários.
Para prevenir contra as acumulações de tártaro, leve regularmente o gato ao veterinário para uma limpeza dentária e use escovas e pastas de dentes feitas especialmente para animais de estimação. Dê ao seu gato petiscos mastigáveis feitos especificamente para eliminar a placa. 

5. Exame de sinais incomuns

Procure altos ou inchaços anormais no seu gato.
. Coloque ambas as mãos na cabeça do animal e mova-as para baixo até ao queixo, depois, atrás das patas dianteiras, abaixo do dorso, descendo o dorso, acima das ancas e descendo as pernas.
. Procure nas garras e almofadas plantares por cortes e fissuras.
. Comunique ao seu veterinário a existência de qualquer alto.
Informe-se sobre o que é "normal" para o seu gato e sua raça, para poder identificar quaisquer anomalias ao efectuar o exame mensal. Recomenda-se que peça conselhos ao seu veterinário sobre os procedimentos a seguir.
Fonte: WCPN- The World's Leading Authority on Pet Care and Nutrition (Maior Autoridade a Nível Mundial para o Cuidado e Nutrição do Animal de Estimação)
Fonte:Whiskas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...