Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Golden Retriever,o amigo de todas as horas



Cão Raça Golden Retriever 
Nacionalidade: Inglaterra

História:

Seus antepassados, os antigos cães de pastor do Cáucaso, eram guardiões e ajudantes dos pastores russos, que confiavam seus rebanhos a esses cães trabalhadores. Lord Tweedmouth impressionado por um grupo desses cães, que viu em circo, conseguiu com muita insistência que lhe vendessem alguns deles. Levados para a Escócia passaram a ser conhecidos como Guisachan Retrievers. Estudos mais recentes eliminaram alguns encantos da origem da raça. Hoje em dia já não se acredita na história de Tweedmouth, muito menos que pudesse haver um grupo desses cães em um circo. Parece mais provável que o Golden se criou através de cruzamentos entre o Tweed water spaniel, Terranovas ligeiros e Setters.

Características Gerais:

O Golden é um cão muito bem equilibrado, muito atraente e de expressão doce. É simétrico, potente, bonito e elegante. Seu corpo compacto é coberto por uma pelagem espessa e impermeável com bom subpelo. A qualidade do pelo e suas abundantes franjas são requisitos imprescindíveis. Destaca-se como uma das raças mais obedientes e dispostas a servir o homem. Não é à toa que o livro The Intelligence of Dogs, de Stanley Coren, o cita como a quarta raça mais treinável para obediência, entre 133 analisadas. Muito observador, associa causa e conseqüência e tem facilidade de entender o que queremos dele. É daqueles que trazem a coleira na boca quando querem passear e esperam no portão as crianças na hora que costumam chegar da escola. Sempre pronto a nos satisfazer, aprende rapidamente tarefas triviais. Manso e boa índole pode até assustar pelo tamanho, mas faz amizade com todos, sendo afetuoso com estranhos, outros cães e, quem diria, até com gatos. Silencioso, só late eventualmente para dar o alarme caso escute algum ruído estranho. Em casa procura a proximidade dos familiares, porém sem ficar solicitando atenção o tempo todo. Deita-se num canto e intercala a observação atenta do movimento ao seu redor com breves cochilos. Mescla a esse lado tranqüilo um outro, cheia de vida, e assim acompanha o ritmo do momento. Disposto à atividade e com uma resistência física de dar inveja aos atletas, adora nos acompanhar em longos passeios, seja a pé, de bicicleta ou até a cavalo. Nadar, então, é com ele mesmo. Não pode ver um lago, mar ou piscina sem aventurar-se para dentro da água, comprovando ser um exímio nadador. Extremamente paciente, com as crianças é um perfeito "tio". Agüenta as brincadeiras mais estabanadas sem perder o bom humor. Outra prova das excepcionais qualidades do Golden é fazer parte do seleto grupo de raças caninas indicadas para as complexas tarefas de guia de cegos e auxiliar na terapia de doentes físicos e mentais, o que exige alta capacidade de aprendizado, versatilidade e sobretudo docilidade. Com tantas aptidões é fácil dizer que ele tem tudo para deslanchar no Brasil.
 


 

Padrão Racial: 

Tamanho: machos de 56 a 61 cm e fêmeas de 51 a 56 cm. Pelo padrão AKC - American Kennel Club, machos de 58,4 a 60,9 cm e fêmeas de 54,6 a 57,1 cm, devendo ser desqualificados caso apresentam uma variação de 2,54 cm para mais ou menos que o estabelecido e seu peso entre 27 e 34Kg.

Cor: qualquer tonalidade de dourado ou creme, nunca vermelho ou mogno. Alguns fios brancos no antepeito são permitidos.


Cuidados Veterinários: 

Os filhotes devem ser vacinados entre 43 e 45 dias, devendo receber 3 doses de vacina Polivalente para proteção das principais viroses. Entre os quatro e os seis meses deve receber uma dose de vacina Anti Rábica e também se deve fazer a vacinação contra a Giardiase (protozoário intestinal que pode ser transmitido para o homem), além do controle da verminose. Deve ingerir ração para raça de grande porte e de preferência especifica para a Raça labrador, já que essa ração possui na sua composição proteínas nobres para o desenvolvimento muscular, alem de alguns componentes que fortalecem as articulações e evitam dessa forma doenças articulares de varias origens. Possui também um equilíbrio na quantidade energética para evitar a obesidade.

 



Deve tomar banho, no mínimo, a cada 30 dias, recebendo escovação vigorosa durante a secagem e receber escovação 2 vezes por semana no intervalo entre banhos. Aparar os pêlos do corpo e principalmente das patas, a cada 30 ou 35 dias.

Alem disso, o Golden Retriever é suscetível às seguintes doenças:


Catarata: Opacidade do cristalino que reduz a capacidade visual do cão.


Atrofia progressiva da retina: Caracterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.


Doença de Von Willebrand: Esta doença afeta ambos os sexos e caracteriza-se por uma deficiência de fatores específicos da coagulação sanguínea.


 



Hipotiroidismo: Doença caracterizada por atrofia ou mau funcionamento da glândula tireóide.

Doença cardíaca hereditária: Caracteriza-se por uma estenose áortica de caráter hereditário.


Displasia coxo - femoral: A displasia coxo - femoral é outra condição clínica que afeta muitos exemplares de raças de grande porte e que consiste em uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando, além de problemas de locomoção, dor e incômodo aos animais. 
fonte:presenteparahomem.com.br

2 comentários:

  1. essa raça é super fofa..mais são bem arteiros tbm!!amamos o blog e queremos ser as suas novas amiguinhas!!venha nos conhecer tbm!!!lambjs e miaus!!

    ResponderExcluir
  2. OIEEEEEEEE, BOA TARDE !! A TODOS ADOREI ESTAR PARTICIPANDO
    CLUBE DAS PATINHAS... AMOM AMO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...