Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 27 de novembro de 2011

Conheçam o Gato Chinese Li Hua


O Chinese Li Hua é a mais nova raça de gato reconhecida pela CFA (Cat Fanciers’ Association), para participação em exposições. 
Na verdade, o Chinese Li Hua é uma das mais antigas raças de gatos domésticos conhecidas e, como o próprio nome já diz, evoluiu ao longo de centenas de anos na República Popular da China e são tidos como bons caçadores.
Dizem que o Chinese Li Hua é um descendente auto-domesticado da sub-espécie
Chinese Mountain Cat, também chamado de Chinese Desert Cat (Gato Chinês da Montanha/Deserto), um felino selvagem que habita o oeste da China, Mongólia e Tibet.
Também conhecido como
Dragon Li cat, Li Hua Mao cat, o Chinese Li Hua nunca havia sido visto fora da China até fevereiro de 2010, quando foi apresentado na reunião do Conselho da CFA, que reconheceu a raça. 

Aparência

O Chinese Li Hua é um gato de porte médio, forte, com corpo musculoso, que até lembra o porte dos gatos Bengals.

A raça tem uma única cor, que é a brown mackerel tabby, como os exemplares das fotos que ilustram este texto.


A pelagem é ticada, cada pelo deve ter raiz preta, cor mais clara no meio e cor marrom na ponta do pelo. Pelo padrão da raça, as listras devem apresentar um constraste acentuado em relação à cor de fundo.
A raça não apresenta sub-pelo, sendo assim, é mais sensível a baixas temperaturas.

Os olhos são grandes, em formato amendoado, com os cantos externos ligeiramente mais altos. Podem ser verdes, amarelos ou marrons.
A pelagem é ticada, cada pelo deve ter raiz preta, cor mais clara no meio e cor marrom na ponta do pelo. Pelo padrão da raça, as listras devem apresentar um constraste acentuado em relação à cor de fundo.
A raça não apresenta sub-pelo, sendo assim, é mais sensível a baixas temperaturas.

Os olhos são grandes, em formato amendoado, com os cantos externos ligeiramente mais altos. Podem ser verdes, amarelos ou marrons.


Saúde e Predisposição a Doenças

Trata-se de uma raça naturalmente saudável, sem nenhum problema de saúde conhecido.
Uma peculiaridade da raça é que o filhote demora cerca de três anos para alcançar a maturidade.
 

Cuidados

É um gato de manutenção fácil, basta uma escovação semanal, além dos cuidados de rotina, como corte de unhas e limpeza de ouvidos, além dos cuidados básicos com a saúde, como a vermifugação regular e vacinações periódicas.

Temperamento/Comportamento

O Chinese Li Hua é um gato amigável e fácil de ser manipulado, bastante inteligente, leal ao dono e independente. Adora brincar, convive bem com crianças e tolera bem a presença de cães e outros gatos. 
Fonte:tudogato.com

Os Cães mais lindos do Mundo!


Conheçam as Raças mais lindas do mundo.....
Fonte:blogdotony.com.br

Samoieda


Samoieda

Malamute do Alasca

 

Malamute do Alasca

Greater Swiss Mountain Dog

 

Greater Swiss Mountain Dog

 

Labrador Retriever

 

Labrador Retriever

 

Yorkshire

 

Yorkshire

 

Lhasa Apso

 

Lhasa Apso

 

Beagle

 

Beagle

 

São Bernardo

 

São Bernardo

 

Lulu da Pomerânia (Pomerian)

 

Lulu da Pomerânia (Pomerian)

 

Pastor Alemão

 

Pastor Alemão

 

Husky Siberiano

 

Husky Siberiano

 

Golden Retriever

 

Golden Retriever

 

Boxer


Boxer 

 

Poodle


Poodle
 

Dálmata

 

As Raças de Gatos mais valiosas do Mundo!



Não existe um ranking mundial, mas o Savannah, uma mistura de gato doméstico com Serval (felino africano) é uma das raças mais caras. Por serem exóticos e muito raros, esses animais, que medem o dobro de um gato comum, podem custar cerca de 22 mil reais! Aqui no Brasil, as raças Persa, Maine Coon, Bengal e Short Hair Britânico são as mais valorizadas, atingindo por volta de 1 500 reais.




"Raças que não existem em certo país costumam ser mais valiosas, mas apenas por uma questão de mercado", diz Marco Antonio Delduca, presidente do Clube do Gato do Rio de Janeiro. Alguns animais específicos, no entanto, podem valer cifras muito maiores que o preço médio das suas raças por conta de características próprias.






A fidelidade do bichano ao padrão da raça, o formato da cabeça, o tamanho da orelha e detalhes do pêlo, por exemplo, conferem maior ou menor valor a cada indivíduo. Um gato Bengal chamado Zeus, que misturava traços de leopardo asiático com gato doméstico, chegou a ser cotado em 400 mil reais!
 Fonte:mundoestranho.abril.com.br

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Golden Retriever,o amigo de todas as horas



Cão Raça Golden Retriever 
Nacionalidade: Inglaterra

História:

Seus antepassados, os antigos cães de pastor do Cáucaso, eram guardiões e ajudantes dos pastores russos, que confiavam seus rebanhos a esses cães trabalhadores. Lord Tweedmouth impressionado por um grupo desses cães, que viu em circo, conseguiu com muita insistência que lhe vendessem alguns deles. Levados para a Escócia passaram a ser conhecidos como Guisachan Retrievers. Estudos mais recentes eliminaram alguns encantos da origem da raça. Hoje em dia já não se acredita na história de Tweedmouth, muito menos que pudesse haver um grupo desses cães em um circo. Parece mais provável que o Golden se criou através de cruzamentos entre o Tweed water spaniel, Terranovas ligeiros e Setters.

Características Gerais:

O Golden é um cão muito bem equilibrado, muito atraente e de expressão doce. É simétrico, potente, bonito e elegante. Seu corpo compacto é coberto por uma pelagem espessa e impermeável com bom subpelo. A qualidade do pelo e suas abundantes franjas são requisitos imprescindíveis. Destaca-se como uma das raças mais obedientes e dispostas a servir o homem. Não é à toa que o livro The Intelligence of Dogs, de Stanley Coren, o cita como a quarta raça mais treinável para obediência, entre 133 analisadas. Muito observador, associa causa e conseqüência e tem facilidade de entender o que queremos dele. É daqueles que trazem a coleira na boca quando querem passear e esperam no portão as crianças na hora que costumam chegar da escola. Sempre pronto a nos satisfazer, aprende rapidamente tarefas triviais. Manso e boa índole pode até assustar pelo tamanho, mas faz amizade com todos, sendo afetuoso com estranhos, outros cães e, quem diria, até com gatos. Silencioso, só late eventualmente para dar o alarme caso escute algum ruído estranho. Em casa procura a proximidade dos familiares, porém sem ficar solicitando atenção o tempo todo. Deita-se num canto e intercala a observação atenta do movimento ao seu redor com breves cochilos. Mescla a esse lado tranqüilo um outro, cheia de vida, e assim acompanha o ritmo do momento. Disposto à atividade e com uma resistência física de dar inveja aos atletas, adora nos acompanhar em longos passeios, seja a pé, de bicicleta ou até a cavalo. Nadar, então, é com ele mesmo. Não pode ver um lago, mar ou piscina sem aventurar-se para dentro da água, comprovando ser um exímio nadador. Extremamente paciente, com as crianças é um perfeito "tio". Agüenta as brincadeiras mais estabanadas sem perder o bom humor. Outra prova das excepcionais qualidades do Golden é fazer parte do seleto grupo de raças caninas indicadas para as complexas tarefas de guia de cegos e auxiliar na terapia de doentes físicos e mentais, o que exige alta capacidade de aprendizado, versatilidade e sobretudo docilidade. Com tantas aptidões é fácil dizer que ele tem tudo para deslanchar no Brasil.
 


 

Padrão Racial: 

Tamanho: machos de 56 a 61 cm e fêmeas de 51 a 56 cm. Pelo padrão AKC - American Kennel Club, machos de 58,4 a 60,9 cm e fêmeas de 54,6 a 57,1 cm, devendo ser desqualificados caso apresentam uma variação de 2,54 cm para mais ou menos que o estabelecido e seu peso entre 27 e 34Kg.

Cor: qualquer tonalidade de dourado ou creme, nunca vermelho ou mogno. Alguns fios brancos no antepeito são permitidos.


Cuidados Veterinários: 

Os filhotes devem ser vacinados entre 43 e 45 dias, devendo receber 3 doses de vacina Polivalente para proteção das principais viroses. Entre os quatro e os seis meses deve receber uma dose de vacina Anti Rábica e também se deve fazer a vacinação contra a Giardiase (protozoário intestinal que pode ser transmitido para o homem), além do controle da verminose. Deve ingerir ração para raça de grande porte e de preferência especifica para a Raça labrador, já que essa ração possui na sua composição proteínas nobres para o desenvolvimento muscular, alem de alguns componentes que fortalecem as articulações e evitam dessa forma doenças articulares de varias origens. Possui também um equilíbrio na quantidade energética para evitar a obesidade.

 



Deve tomar banho, no mínimo, a cada 30 dias, recebendo escovação vigorosa durante a secagem e receber escovação 2 vezes por semana no intervalo entre banhos. Aparar os pêlos do corpo e principalmente das patas, a cada 30 ou 35 dias.

Alem disso, o Golden Retriever é suscetível às seguintes doenças:


Catarata: Opacidade do cristalino que reduz a capacidade visual do cão.


Atrofia progressiva da retina: Caracterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.


Doença de Von Willebrand: Esta doença afeta ambos os sexos e caracteriza-se por uma deficiência de fatores específicos da coagulação sanguínea.


 



Hipotiroidismo: Doença caracterizada por atrofia ou mau funcionamento da glândula tireóide.

Doença cardíaca hereditária: Caracteriza-se por uma estenose áortica de caráter hereditário.


Displasia coxo - femoral: A displasia coxo - femoral é outra condição clínica que afeta muitos exemplares de raças de grande porte e que consiste em uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando, além de problemas de locomoção, dor e incômodo aos animais. 
fonte:presenteparahomem.com.br

Sobre os Gatos


 
Os gatos têm em média de 4 a 6 quilos e 80 cm de comprimento, da cabeça ao rabo. Seus corpos são formados por 245 ossos e 517 músculos.
  • A boca do gato guarda 30 dentes incluindo os caninos, que servem para matar e depois despedaçar a presa. A áspera língua é coberta por sensores de temperatura e gosto, além de ser usada também para a limpeza dos pêlos.
  • Os gatos são animais curiosos por natureza e adoram brincar com cabos e fios elétricos, alheios ao perigo de levar choques.
  • Plantas venenosas em casa podem representar um perigo aos felinos. Alguns gatos gostam de mastigar folhas.
  • Anualmente, os americanos gastam cerca de 4 bilhões de dólares em ração para gatos. Um bilhão a mais do que gastam com comida de bebês!
  • No Brasil, a expectativa de gastos com um veterinário para seu gato é de cerca de 160 reais por ano, na melhor das hipóteses.
  • Em toda a vida do seu gato, você deverá gastar algo em torno de 13.500 reais, só com suas necessidades básicas. Nos EUA, são gastos por ano US$ 295 milhões só em areia sanitária.
  • O gato mais pesado do mundo era Himmy, um gato australiano que chegou a pesar 21 KG em 1986. Sua cintura tinha 84 cm de largura.
  • Um gato normal pesa em média 4 KG. O recorde anterior era de Ginger, uma gata de Connecticut que pesava 19,5 KG ao morrer em 1977.
  • O gato mais leve do mundo foi um himalaiano de Illinois, que pesava apenas 800 gramas e media 18,4 cm de comprimento e 7 cm de altura.
  • A expectativa de vida dos gatos dobrou desde 1930, passando de 8 para 16 anos;
  • A duração média de vida de um gato que vive dentro de casa é de cerca de 15 anos. Esta média baixa para assustadores de 2 a 5 anos para os gatos que vivem soltos nas ruas.
  • O gato de vida mais longa já registrado foi o inglês Puss, que morreu em 1939, um dia depois de ter completado seu 36º aniversário. A gata mais idosa foi uma fêmea inglesa rajada que morreu em 1957, aos 34 anos.
  • Os gatos passam mais de 30% de seu tempo cuidando da beleza. Adoram estar limpos e com o pelo bem assentado.
  • Para os gatos, a carícia humana assemelha-se a uma lambida, e por isso é tão bem recebida.
  • Além dos cuidados com o corpo, os gatos também são meticulosos com sua caixinha de areia, e sempre cobrem a sujeira. A preocupação com a higiene é tanta que eles não usam a caixinha se estiver suja.
  • Diferente dos cães, os gatos tem muito pouco ou nenhum cheiro.
  • Os gatos têm cerca de 100 sons vocais, enquanto que os cães apenas têm 10.
  • Por ser um animal do deserto, o gato bebe pouca água e é capaz de concentrar muita urina, necessitando poucas quantidades para sobreviver.
  • Certos gatos preferem água suja a uma água bem fresca.
  • Mesmo conservando seu instinto de caçador, o gato doméstico não sabe que sua presa pode ser um alimento.
  • A maioria dos gatos adora comer plantas e nenhuma explicação científica foi dada sobre o assunto.
  • Gato não gosta apenas de carne, apesar de ser carnívoro. Ele também necessita de cálcio, vitaminas e minerais para ter uma alimentação equilibrada.
  • Um gato pode ficar vários dias sem comer se o alimento não lhe agrada e pode até morrer de fome.
  • Gatos comem lentamente e mastigam bem os alimentos. Ao contrário dos cães, que engolem tudo gulosamente.
  • Os felinos são grandes dorminhocos. Os gatos chegam a dormir 16 horas por dia, divididas em vários períodos.
  • Assim como os seres humanos, os gatos roncam desde a primeira semana de vida. Mais tarde, o ronco aparece quando o acariciamos ou lhe oferecemos um alimento que ele goste ou a presença de alguém que lhe agrade.
 Fonte:npdbrasil.com.br


O Papel dos Gatos na vida moderna



Cada vez mais, as pessoas consideram o gato, o animal de estimação favorito. Registámos a ascensão do poder felino e investigámos a razão pela qual os antigos preferidos passaram agora para segundo plano.
Os tempos estão a mudar, e consequentemente, também as escolhas de animais de estimação. As mais recentes investigações mostram que o número de donos de gatos aumentou mais de 50%, no Reino Unido, desde 1979, enquanto o número de donos de cães ficou em segundo lugar.
Porque é que isto está a acontecer? Uma das razões que justifica este acontecimento é o facto de que ser dono de um animal de estimação é algo que caracteriza uma geração; um terço das pessoas da faixa etária dos 35-44 anos tem um amigo felino, e em contraste, na faixa dos 45-54 anos parece que o cão tem mais popularidade. Enquanto que os donos de cães estão a envelhecer, o sangue novo parece estar a engrossar as fileiras dos amantes de gatos.   



Outro factor a considerar, de indubitável importância, é o nosso estilo de vida,  cada vez acelerado e urbanizado. A maior parte das pessoas, pura e simplesmente, não tem tempo para ter um cão. As pessoas que têm cada vez menos tempo, gostam de gatos com reduzida “manutenção”, o que se reflecte nos 24% de pessoas que mencionam esta como a razão principal para ter um gato. Outros 27% indicaram como principal razão o facto de os gatos não terem que ser levados à rua. Outras razões apontadas, de natureza igualmente prática, mais populares, foram o facto dos gatos serem muito asseados (46%), e serem animais extremamente independentes (49%). Mas nem tudo se reduz ao lado meramente prático, a razão mais apontada para preferir um gato foi a sua natureza afectiva – que é considerada uma mais valia em tempos de stress. De facto, a maior parte dos donos de gatos consideram que, estar no sofá aninhado com o bichano, é mais relaxante do que uma massagem, beber uma bebida ou telefonar a um amigo.




Mas existe ainda uma vantagem adicional em ter um gato, este torna-o mais atraente para o sexo oposto. Segundo Judy Bernstein, da Protecção de Gatos, “estudos revelam que ter um amigo felino, reflecte o tipo de pessoa que você é, e 94% acham que por ter um gato você é ‘atencioso’, 83% acham ‘carinhoso’ e 36% ‘sensual’ ”. Os donos de gatos do sexo masculino vão ficar encantados por perceber que a sua vida amorosa pode dar um salto considerável, visto que cerca de 98% das mulheres solteiras dizem preferir sair com alguém que goste de gatos. Mas os homens comprometidos não precisam ficar tristes, porque 86% das mulheres que já têm companheiro, acham que o facto de ter um gato, melhora (ou pode melhorar) o seu relacionamento.
Claro que os novos amantes de gatos podem estar, na realidade, a disfarçar uma, já longa e antiga, guerra dos sexos, pois retirando os solteiros e as donas de casa, 46% dos homens e 26% das mulheres, afirmam que preferem acordar ao lado do seu gato do que do seu companheiro. Isto há coisas!
Fonte:whiskas.com.br

Prisão de Ventre Canina



Todo mundo tem aqueles dias em que você simplesmente não se sente bem. Os cães têm isso também. A prisão de ventre canina é uma condição que, embora não costume ser fatal, podem ser imobilizadora, desconfortável e dolorosa para os cães. Eis como reconhecer os sintomas e o que você pode fazer para ajudar a aliviar, ou melhor ainda, impedir a prisão de ventre canina.

•    Como reconhecer a prisão de ventre canina. Seu cão pode estar com prisão de ventre se tiver com alguma das seguintes condições: tenta evacuar sem ter "resultados",  fezes moles, longos períodos de tempo se mexendo, mas frequentemente entre as tentativas de defecar, inchaço, choramingos ou sinais de desconforto durante as evacuações e/ou perda de apetite.

•    Quem sofre de prisão de ventre intestinal canina? Todas as raças em qualquer idade podem ter um ataque de prisão de ventre, no entanto, cães mais velhos são mais propensos à condição. Filhotes mais novos que comem coisas que não deveriam também são aptos a ter problemas para defecar, assim como cães que são alimentados com certos tipos de comida para humanos. Alimentos que contêm farinha, excesso de açúcar, arroz, laticínios e alimentos ricos em proteínas são líderes na ocorrência de prisão de ventre. Assim dar carnes, biscoitos, sorvetes, e sobras de comida chinesa não é uma boa idéia. Além disso, certifique-se de que seu animal não tem acesso a objetos que podem bloquear o cólon ou intestino. Bloqueadores comuns são moedas, botões, chaves e qualquer coisa que um filhote possa mastigar.

•    Causas comuns da prisão de ventre canina:

     ••    Falta de fibra. A maioria dos cães que sofrem de prisão de ventre não têm fibras suficiente em suas dietas. Uma solução simples para isso é dar alimentos para cães ricos em fibra ou completar suas refeições com fibra.

     ••    Desidratação. Os cães, como seres humanos, precisam de líquido para hidratar seus corpos. Se seu vira-lata não tem água suficiente durante o dia, ele pode ter prisão de ventre. Resolva isso sempre colocando um prato cheio de água fresca. Tente adicionar água diretamente na comida também.



 
•    Suplementos: Suplementos estão disponíveis para cães com problema de prisão de ventre. Você pode encontrar empresas como a "The Natural Canine", que é especializada em soluções holísticas para prisão de ventre e outros males que  cães podem ter. Esses suplementos têm aditivos como acidophilus, ácido fólico, e enzimas vegetais, tudo que pode curar a prisão de ventre canina. Mais uma vez, procure a orientação de um veterinário antes de mudar a dieta do seu cão.

•    Laxantes. Dar a seu cão um laxante leve, se aconselhado por seu veterinário, pode resolver o problema. Cães menores evidentemente necessitam de quantidades menores do que cães maiores, por isso verifique a dosagem correta com um profissional.

•    Enema. Embora não seja um pensamento agradável, seu cão pode necessitar de um enema. Deixe seu veterinário explorar essa opção.

•    Leite de Magnésia. Uma pequena dose de Leite de Magnésia pode funcionar para seu cão. Mas pergunte ao seu veterinário antes de administrar qualquer coisa para seu cão.

 




•    Abóbora enlatada. Adicionar conservas de abóbora para o seu cão a cada refeição pode ser bem sucedido. Uma pequena dose de 1/8 de uma colher de chá pode funcionar para cães pequenos, enquanto que uma quantidade maior será necessária para um Pastor Alemão. Pergunte ao seu veterinário sobre esta solução.

•    Farelo de trigo. Adicionar farelo de trigo a cada refeição pode regular o sistema do seu cão.

•    Megaproblem: Megacólon. O megacólon é uma condição na qual o cão (ou qualquer outro animal) não consegue eliminar resíduos com êxito. Um animal com um megacólon tem um cólon  inflamado que não consegue funcionar normalmente. Esta pode ser uma condição séria, por isso, se o seu cachorro tem sentido mais do que apenas uma prisão de ventre, você deve procurar uma orientação veterinária.

As soluções acima podem fornecer alívio para o seu vira-lata, no entanto, a melhor solução é a prevenção. Mesmo que você tenha um cachorro saudável, você deve manter o seu melhor amigo livre da prisão de ventre dando-lhe exercícios regulares, muita água, e uma dieta cheia de fibra. Mesmo que ele seja seu melhor amigo, evitar dar sobras do jantar. Sorvetes, biscoitos, pão e carne em excesso pode fazê-lo feliz no momento mas vai causar desconforto num futuro próximo.

Por: Fatima Calado
Fonte:comofazertudo.com.br

Caes que latem demais...


Uma coisa que a gente ouve sempre são reclamações de pessoas que não agüentam mais ouvir o cachorro do vizinho latindo o dia inteiro, ou a noite inteira. É um tal de perguntar se existe alguma coisa para fazer o cachorro dos outros calar a boca... Muitas vezes o próprio dono do cachorro reclama que seu peludo late muito. Alguns quando ficam sozinhos, outros até mesmo quando a família toda está em casa.

 
Latir é uma coisa normal para os cães.
 
Nada mais é do que um meio de se comunicar, de “falar” e expressar suas necessidades.
Latir é saudável, mas não quando este comportamento se torna tão repetitivo a ponto de incomodar as pessoas ou de deixar o próprio cão em um estado tal de ansiedade que acaba por deixá-lo estressado.

Um cachorro que late muito com certeza tem seus motivos, e estes motivos devem ser analisados e, sempre que possível, precisam ser tratados.

Quantos donos sofrem com a ameaça de ter que se desfazer de seu cachorro porque ele late demais e incomoda os vizinhos. Em apartamentos existe sempre a possibilidade de ter que se livrar do cachorro por pressões do condomínio. Em casas é o risco de um vizinho perverso acabar envenenando o cachorro.
Os motivos que levam um cão a latir excessivamente são muitos. Desde solidão, tédio, até o fato de ser muito nervoso e reagir a qualquer barulho a sua volta. No entanto o resultado final acaba sendo quase sempre o mesmo. Donos frustrados e cansados. Vizinhos irritados. Cachorros estressados.




 - Algumas dicas para identificar a causa dos latidos:

O primeiro passo para a gente fazer um cachorro parar de latir como um louco é entender por que cachorro late. Abaixo colocamos uma lista com as principais causas deste comportamento:
      • Para avisar que existe algo estranho ou perigoso por perto.
      • Para chamar a sua atenção e pedir carinho e companhia.
      • Porque está entediado, com excesso de energia, ou estressado e tenta se comunicar com outros cães da vizinhança.
      • Porque está assustado.
      • Porque aprendeu a latir com outros cachorros (que moram ou não na mesma casa), ou você mesmo o ensinou sem querer, atendendo, brincando, ou dando carinhos quando ele late.
      • Por condicionamento. Como, por exemplo, latir para o interfone já que sempre chega alguém depois.
      • Por excesso de estímulos, como quando o cachorro é provocado por pessoas e outros cães que passam pelo portão, ou pela visão de outros animais pela varanda de um apartamento.


- Algumas dicas para ajudar o seu filhote, ou cachorro adulto, a se controlar:


• Elimine a fonte que alimenta os latidos do peludo.

Se o seu cachorro late muito porque vê as pessoas através do portão coloque alguma barreira visual entre ele e a rua, como uma madeira ou uma placa de metal, por exemplo. Ele late muito na varanda envidraçada? Experimente colocar um insulfilme espelhado virado para dentro.
O problema é o interfone? Peça para o porteiro ligar algumas vezes por dia sem que haja alguém para subir.
Nunca atenda o seu cão enquanto ele está latindo. Mesmo sendo difícil ignore-o até ele para de latir.
Se o seu bicho sofre de solidão tente arranjar um passeador que possa vir 2 vezes por dia enquanto você está fora, ou pense em contratar uma pessoa que possa vir todos os dias, por meio expediente, para lavar uma louça, passar uma roupinha, e fazer muita companhia para o totó. Nem fica tão caro assim e você pode se informar no seu prédio se tem uma outra pessoa passando pelo mesmo problema e que queira contratar esta pessoa para o outro meio expediente.

• Ensine o comando "Quieto".

Comece a treinar o seu peludo a parar de latir depois de dois ou três latidos. Quando ele estiver latindo dê o comando “quieto”. Segure o fuço dele se for preciso ou use um spray de água bem na cara (experimente usar um destes borrifadores para plantas. Regule o bico para que saia um jato direto e não uma nuvem de água). Assim que ele calar o bico faça o maior carinho do mundo.

• Exercite seu cachorro regularmente e rotineiramente.

Cachorros precisam de rotina para evitar e aliviar estresse. Dependendo da raça, o exercício físico é imprescindível para que ele tenha oportunidade de gastar toda a energia acumulada durante o dia, além de manter o corpo em forma e saudável.
Fonte:bitcao.com.br

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Os 10 Mandamentos do Bom Dono



Animais de estimação nos dão amor incondicional, melhoram nosso estado de espírito e até nossa saúde. Por que não adotar um novo amiguinho, não é mesmo? Antes, confira os mandamentos do dono bom:


1. Antes de adquirir um bicho, considere seu tempo médio de vida. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará do animal nas férias e feriados.

2. Prefira animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida - tamanho, peculiaridades, espaço físico necessário.

4. Não deixe seu animal sair à rua sozinho e, quando passear com ele, use coleira. Isso evita problemas para ele, para você e para os outros. Em casa, no entanto, não mantenha o bicho acorrentado.





5. Cuide da saúde do animal. Providencie local e alimentação adequados (não dê sobras de comida, que em geral não atendem às necessidades nutricionais do bicho). Não deixe água estagnada no pote, vacine, dê banho, escove e exercite-o. Quando estiver doente, leve ao veterinário.

6. Zele também por sua saúde psicológica. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele. Não o castigue nem maltrate.

7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8. Ao sair na rua com seu cachorro, recolha a sujeira que ele fizer. Essa é uma regra básica de civilidade e higiene.

9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade.

10. Evite crias indesejadas. Castre machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Fonte: Arca Brasil, Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal

Algo mais sobre os Gatos Co-Terapeutas





Nosso projeto de trabalho no Centro Psiquiátrico Pedro II não tinha a intenção de proteger o animal. Nosso propósito visa relacioná-lo com o homem. Doar afeto àqueles seres solitários aos quais muito poucos homens ou mulheres sequer dirigiam uma palavra ou um gesto amigo.
A história do animal como co-terapeuta ao nosso serviço foi o motivo central de meus maiores sofrimentos como psiquiatra naquele Centro. Distinguiram-se nestes trabalhos de co-terapeutas com animais, as colaboradoras: Maria de Nazareth Rocha e Dalva de Araújo.
Observei que aos resultados terapêuticos das relações afetivas entre o animal e o doente eram excelentes. Mas era difícil que essa idéia tivesse campo para desenvolver-se. No Brasil a aproximação entre terapeutas, ao contrário, afastava o animal do doente, sob alegações inconscientes. Compensadoramente, amigos distantes foram solidários: o prof. Boris Levinson, psicanalista americano, comentou por carta esses fatos ocorridos no Brasil, como a expulsão, o envenenamento ou morte contra os animais. Eis um trecho da carta: "Sem dúvida, para muitos desses doentes, os animais eram sua única linha de vida para a saúde mental".
Outro pesquisador, da Universidade do Estado de Ohio, prof. S. Corson, enviou-nos resultados de pesquisas com esquizofrênicos e cães desenvolvidas por ele e sua equipe "com extremo rigor para estabelecer princípios e limites no uso de animais em psicoterapia". Apenas dois não melhoraram, dentre trinta casos citados.
O que se tem observado é que animais como cães, gatos, peixes e pássaros são requisitados como novos terapeutas em hospitais franceses, canadenses, americanos e suíços, depois de ter sido constatado que eles são indispensáveis à melhora ou a cura dos portadores de várias doenças.
Há animais que permanecem no hospital em sua função de co-terapeutas e outros participam de visitas organizadas a hospitais afim de levar vida e calor a esses frios lugares.







O gato desafia também os cientistas por seus comportamentos difíceis de explicar. Os cientistas professores H.Precht e Elke Linderlaub fizeram alguns experimentos com o objetivo de investigar o comportamento de orientação dos gatos. Procederam da seguinte forma: encerraram um gato num saco opaco e daí levaram-no a um laboratório completamente escuro. Posteriormente, levaram o saco contendo o gato para dar voltas e reviravoltas pela cidade, em sentidos diferentes. Mas tarde, abriram o saco num labirinto que possuía vinte e quatro saídas. Esperaram para verificar qual a saída que o gato escolheria. A experiência foi repetida pelos cientistas com mais 142 outros gatos. A grande maioria dos gatos seguia a mesma direção que os conduzia à casa onde habitavam.
Quando homens de má índole querem libertar-se de ninhadas de gatos, ou mesmo de gatos não desejados em suas residências, costumam proceder desta mesma forma, isto é, enfiam os gatos em sacos e os abandonam em regiões distantes e inóspitas. Mas os malvados têm grande surpresa de verem os gatos voltarem, após longas e duras caminhadas durante vários dias. Acreditavam ingenuamente que aquele abandono fosse suficiente para se desfazerem do animal. Esse retorno permanece um fenômeno  ainda muito misterioso.
Foi o estudo do funcionamento das vibrissas no ser humano que levou à descoberta do radar. Alguns cientistas vêm dedicando-se ao estudo das especiais potencialidades dos bigodes dos gatos que lhes parecem dotados de capacidades semelhantes às do radar, isto é, habilidades para localizar objetos imóveis ou em movimento, medir-lhes a velocidade, captar-lhes a emissão de microondas moduladas, bem como analisar as mínimas pulsações emitidas pelos objetos.
Experiências científicas revelaram que o sonho é elemento necessário ao funcionamento da vida psíquica, tanto no homem como nos animais e talvez principalmente no psiquismo do gato.
O estágio do sonho REM (movimento rápido dos olhos) que é associado ao ato de sonhar, não é particularidade exclusiva do ser humano. Tem sido observado também no sonho de quase todos os animais mamíferos, sendo especialmente estudado nos gatos. Desde que os prive do sonho REM nos experimentos, os gatos mostram evidentes perturbações do seu habitual comportamento. Sob todos os pontos de vista, parece que a etapa REM do sonho é biologicamente essencial.







Não só o estudo dos mitos e suas significações nos ensina sobre a dinâmica da psique na sua profundeza, como também a interpretação dos sonhos, isto é, das imagens que neles se configuram em símbolos.
Durante o sono, refletem significações reveladoras de ocorrências inconscientes de problemas que perturbam o funcionamento normal da psique do sonhador.
Citaremos aqui dois sonhos de pessoas nos quais o gato é o personagem principal, figurando como emissário do mundo interno feminino, ao mesmo tempo imagem simbólica e instinto.
Apresentaremos nesse mês, o primeiro sonho.
" A sonhadora fica surpreendida de encontrar em seu quarto dois gatos pequenos muito magros. Põe um pires de leite para eles. Mas os gatos são tímidos e hesitam. Um deles foge amedrontado, enquanto o outro aproxima-se com precaução e bebe o leite.
Este sonho apresenta em imagens o início do processo de aproximação entre consciente e os emissários do mundo feminino inconsciente.
Oferecendo leite aos pequenos gatos desnutridos, a personalidade consciente dá um passo em direção ao inconsciente, toma a disposição de cuidar dos instintos desprezados. Entretanto esta aproximação não se realiza sem hesitações e recuos por parte do inconsciente, pois em experiências anteriores, muitas tentativas já devem ter sido frustradas."
Fonte:pelosepatas.com.br

A Cinoterapia



A cinoterapia é um recurso terapêutico que se serve de cães como co-terapeutas no tratamento de pessoas com algumas doenças psicológicas ou motoras, como o autismo ou mesmo a insegurança pessoal.
Qualquer pessoa que possua um cão pode usufruir desta terapia mesmo sem saber, uma vez que o simples contacto com o “melhor amigo do Homem” proporciona ao ser humano uma incrível sensação de bem-estar. O facto de um animal ser dependente de uma pessoa faz com que esta se sinta útil e apreciada, o que contribui bastante para a sua auto-estima. Por outro lado, possuir um animal de estimação implica alguns cuidados, desenvolvendo o sentido de responsabilidade do seu dono.
No entanto, em alguns casos, esta terapia tem de ser controlada por especialistas, pois o contacto com o cão tem que ser feito gradualmente e com acompanhamento especial, já que alguns doentes são bastante sensíveis ao mundo que os rodeia, como é o caso dos autistas.
O contacto dos pacientes com os cães é feito de forma gradual e faseada, sendo utilizados exercícios específicos que incluam tanto os pacientes como os próprios “terapeutas”. É de notar que todos os exercícios devem ser acompanhados pelo tratador do animal, para que tudo possa correr da forma prevista.



Os cães conseguem estabelecer uma relação com os doentes, de tal forma que a própria alegria dos pacientes os ajuda a libertar substâncias benéficas para a sua saúde, tal como endorfina e adrenalina.
Dependendo dos casos, esta terapia pode ser aplicada a grupos de pessoas ou a uma única pessoa de cada vez, já que é necessário criar um laço de amizade entre o doente e o cão, o que pode ser difícil para alguns pacientes. Contudo, o local da realização da terapia deve, obrigatoriamente, ser calmo e livre de distracções, para que possa ser atingido um certo estado de concentração por parte do cão.



 

Inicialmente, esta TAA começou por ser aplicada a pessoas com alterações psicológicas, alargando-se, posteriormente, a pessoas com problemas emocionais, que hoje em dia se tornam cada vez mais comuns. Actualmente, a cinoterapia é utilizada até na reabilitação de reclusos, na qual estes cuidam dos animais, treinam-nos e, nalguns casos, oferecem-nos a pessoas com limitações, como por exemplo, cegos, surdos e até pessoas que sofram ataques de epilepsia, já que estes animais de quatro patas os conseguem detectar, salvando muitas vezes a vida dos seus donos. Os reclusos alegram-se com esta possibilidade ao mesmo tempo que dão uma nova vida a outras pessoas.
Fonte:patasebigodes.blogspot.com

O Trabalho da IAHAIO


A companhia de um animal de estimação é sempre gratificante. Quem não quis ter um cão ou um gato na infância?

Uma casa com a presença de um animal tem uma energia diferente, positiva. As alegrias do contato com os bichos, no entanto, são apenas um dos aspectos do que chamamos de interação homem-animal. Os benefícios, para animais e para o homem, vão muito além.
"Animais são a cura do século XXI"
Professor de veterinária da Universidade de Zurique e presidente da IAHAIO (Associação Internacional das Organizações para a Interação Homem-Animal), Dennis Turner defende que a companhia de cães e gatos é essencial para a qualidade de vida do homem.
Turner tem uma missão quase impossível: em um mundo em que 2 bilhões de pessoas são classificadas pelo Banco Mundial como miseráveis, o cientista comportamental tenta convencer desde ministros da Saúde de países do Primeiro Mundo até líderes de pequenas comunidades na áfrica do Sul a investir em programas de Terapia Assistida por Animais (AAT).





DECLARAÇÃO IAHAIO SOBRE OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NAS ESCOLAS:
Dadas as fortes indicações acumuladas em anos recentes demonstrando o valor para as crianças e jovens das relações sociais com animais de estimação, é importante que seja ensinado às crianças a terem um comportamento adequado e seguro em relação a esses animais, bem como os cuidados de manejo e no tratamento apropriados das diversas espécies de animais de estimação.
Entendendo que a participação dos animais de estimação no currículo escolar estimula o desenvolvimento moral, espiritual e pessoal de cada criança, trazem benefícios sociais à comunidade da escola e aumentam as oportunidades de aprendizagem em diferentes áreas do currículo, os membros da IAHAIO, reunidos em Assembléia Geral ocorrida no Rio de Janeiro, em Setembro de 2001, adotaram orientações básicas sobre esse tema.





A IAHAIO conclama todas as autoridades escolares e aos professores, bem como todas as pessoas e organizações envolvidas em programas de animais de estimação nas escolas, a considerarem e seguirem as seguintes orientações:

 
1. Os programas sobre animais de estimação deveriam, em algum ponto, permitir o contato pessoal com esses animais no ambiente da sala de aula. Dependendo dos regulamentos e das instalações da escola, esses animais serão:

- mantidos em local e condições adequadas,
- trazidos para a escola pelo professor,
- virão para visitas, no contexto de um programa de visitas, juntamente com os seus donos, ou
- acompanharão, como cães de assistência, uma criança com necessidades especiais.

2. Qualquer programa que envolva contato pessoal entre crianças e animais de estimação deve garantir:

que os animais envolvidos

- sejam seguros (especialmente selecionados e/ou treinados);
- sejam saudáveis (conforme confirmado por laudo veterinário);
- estejam preparados para o ambiente escolar (isto é, socializados com as crianças, adaptados às viagens no caso de animais de visita);
- estejam adequadamente alojados (seja na sala de aula, seja em casa) e
- estejam sempre sendo supervisionados por um adulto preparado para isso (seja o professor ou o dono).
que a segurança, a saúde e os sentimentos de cada criança na classe são respeitados.

3. Antes da aquisição de animais ou antes da visita em sala de aula pelo pessoal do programa com animais de estimação, que estejam adequados aos critérios acima, tanto as autoridades da escola quanto os pais devem ser informados e convencidos do valor desses encontros.

4. Objetivos de aprendizagem precisos devem ser definidos, que deverão incluir:

- melhoramento do conhecimento e da motivação para o aprendizado em várias áreas do currículo escolar;
- encorajamento do respeito e do sentido de responsabilidade em relação a outras formas de vida;
- considerações a respeito do potencial expressivo e do envolvimento de cada criança.
A segurança e o bem-estar dos animais envolvidos devem ser garantidos em todos os momentos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Exame de Saúde Caseiro para Gatos



Entre as visitas ao veterinário, você pode fazer muitas coisas para vigiar a saúde do seu gato e pode até mesmo prevenir contra o surgimento de problemas.
Ninguém conhece melhor o gato que o próprio dono e com a ajuda do nosso exame de saúde caseiro em cinco pontos, você pode tornar-se os olhos e ouvidos do seu veterinário e fazer ao seu gato um exame mensal.
Logo, se você detectar sinais de problemas de saúde, pode contactar o veterinário e providenciar tratamento antes que algo sério se desenvolva.
Exame de saúde caseiro mensal em cinco pontos: 

1. Exame de peso

Pese o seu gato e observe também se houve mudanças no peso olhando por cima do animal para ver se existe uma discreta "cintura" atrás das costelas.
. Coloque as duas mãos nas costelas do seu animal de estimação. Se o seu gato estiver dentro do peso certo, você poderá sentir as costelas, as quais, no entanto, não devem evidenciar-se muito.
. Procure bolsas de gordura na região das virilhas entre as patas traseiras e abaixo da barriga.
Se o seu gato estiver acima do peso, converse com o seu veterinário sobre programas de redução de peso. Deve eliminar petiscos esporádicos e alimentar o animal unicamente com refeições e petiscos apropriados e aprovados. Certifique-se de que o animal faz também um pouco de exercício, começando lentamente com breves períodos de actividade e aumentando gradualmente o tempo de actividade.
Se achar que o seu gato perdeu peso inesperadamente, deve fazer uma visita ao veterinário para ser efectuado um exame. 

2. Exame de pelagem e pele

. Afague o pelo do seu gato, este deve ser uniformemente macio da cabeça à cauda. Separe o pelo perto da cabeça e ao longo da espinha para procurar por caspa de menor ou maior intensidade ou cortes.
. Procure sinais de pulgas (sedimentos ou grãos negros) na base da cauda, na parte posterior e na região do estômago. (Pode fazer o tratamento contra pulgas com champôs, "sprays", preparações específicas e pós.).
. Se o seu gato tem uma pelagem baça ou opaca, pode ser que tenha alguma deficiência de nutrientes ou doença. Fale com o seu veterinário acerca das condições subjacentes.




3. Exame de olhos e ouvidos

Olhos
. Puxe suavemente para baixo a pálpebra inferior do seu gato. A região deve ser rosada.
. A região branca dos olhos do animal deve ser de um branco brilhante sem sinal de vermelhidão.
. Observe se o tamanho da pupila é normal e verifique a reacção da pupila à luz.
. Fique atento em caso de evacuação colorida ou excessiva que é um sinal de infecção.
Ouvidos
. Os ouvidos do seu gato devem estar limpos, ter cor rosada (mas não um rosado brilhante) e livres de sedimentos e odores fortes.
. Procure cerume, especialmente cerume negro, que pode indicar a presença de acarídeos ou infecção.
. Faça uma visita ao seu veterinário caso detecte quaisquer problemas nos olhos ou ouvidos do seu animal de estimação.

4. Exame de dentes e gengivas

. Afaste os lábios do seu gato das gengivas e faça pressão firme com um dedo sobre um dente superior. Após retirar o seu dedo, a marca branca causada pela pressão do mesmo na gengiva deve voltar à cor rosada.
. Abra a boca do animal para inspeccionar todos os seus dentes. Procure acumulações de tártaro que podem ser de cor amarela a castanha escura e podem igualmente originar doenças nas gengivas. Essas acumulações devem ser extraídas por veterinários.
Para prevenir contra as acumulações de tártaro, leve regularmente o gato ao veterinário para uma limpeza dentária e use escovas e pastas de dentes feitas especialmente para animais de estimação. Dê ao seu gato petiscos mastigáveis feitos especificamente para eliminar a placa. 

5. Exame de sinais incomuns

Procure altos ou inchaços anormais no seu gato.
. Coloque ambas as mãos na cabeça do animal e mova-as para baixo até ao queixo, depois, atrás das patas dianteiras, abaixo do dorso, descendo o dorso, acima das ancas e descendo as pernas.
. Procure nas garras e almofadas plantares por cortes e fissuras.
. Comunique ao seu veterinário a existência de qualquer alto.
Informe-se sobre o que é "normal" para o seu gato e sua raça, para poder identificar quaisquer anomalias ao efectuar o exame mensal. Recomenda-se que peça conselhos ao seu veterinário sobre os procedimentos a seguir.
Fonte: WCPN- The World's Leading Authority on Pet Care and Nutrition (Maior Autoridade a Nível Mundial para o Cuidado e Nutrição do Animal de Estimação)
Fonte:Whiskas.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...